Como escolher brinquedos para o playground do condomínio?

Cuidados com segurança, limpeza e manutenção devem ser considerados ao buscar por brinquedos para o playground do condomínio. Veja algumas dicas.

A expressão playground do condomínio remete à brincadeira. Mas é um assunto bem sério quando estamos falando da decisão sobre brinquedos que serão usados por crianças.

Ou seja, os cuidados com segurança, limpeza e manutenção devem ser considerados. Afinal, quais brinquedos para playground valem mais a pena comprar?

Brinquedos para condomínio: Como tomar a melhor decisão?

Quem mora em condomínio pensou bastante antes de fazer esta opção.

Entre os motivos, certamente um dos maiores foi obter mais qualidade de vida para toda a família. Os filhos, principalmente as crianças, precisam de espaços seguros, amplos e, de preferência, onde tenham companhia para brincar.

Um playground infantil dentro de um condomínio traz alegria e bem-estar para as crianças, além de deixar os adultos satisfeitos em saber disso. Portanto, na hora de escolher o playground do condomínio, diversos aspectos devem ser bem planejados.

É necessário verificar o material dos brinquedos, como será a sinalização indicativa de idade, horário de funcionamento, etc.

A adequação do espaço também é fundamental, avaliando metragem, cores das paredes, refrigeração versus ventilação e até o tipo de piso e cobertura do local. Ou será ao ar livre, junto ao verde da natureza?

Mas, neste caso, os brinquedos para condomínio ficarão ao relento?

Avalie, ainda, se o playground vai ter horários com sombra e se não há árvores com frutos pesados por perto.

Fatores como manutenção, forma de monitoramento e quantidade de equipamentos também devem ser levados em conta. Tudo isso é essencial para garantir a diversão das crianças e justificar o investimento financeiro nesta opção de lazer.

Dica bônus: é ideal tratar do tema em assembleia.

Desta forma, todos podem participar da decisão, mais ideias boas surgem e menos reclamações chegam depois que estiver tudo pronto.

Vai escolher brinquedos para playground do condomínio? Veja pontos de atenção:

  • Repare se há formas arredondadas que evitam escoriações nas crianças ou peças que podem se soltar facilmente.
  • As estruturas maiores requerem atenção redobrada.
  • Observe atentamente o material dos brinquedos para condomínio. Vale lembrar que os de madeira são mais indicados para crianças maiores de 7 anos. Resistente, este material permite atividades intensas de coordenação motora. E é acompanhado de alguns módulos de plástico.
  • Quanto mais coloridos e lúdicos os brinquedos para o playground, mais eles servem para estimular a criatividade da criançada. E ainda trazem a sensação de divertimento certo.
  • Os brinquedos de ferro são muito duráveis. E quando usados por crianças com mais de 10 anos, quase não apresentam riscos. Por serem mais resistentes, são indicados para quando há mais crianças no condomínio.
  • Se não muito bem cuidados, os brinquedos para o playground de ferro podem oxidar. Fique de olho como será a manutenção.
  • O playground do condomínio deve contar com várias placas indicativas sobre idade, peso e altura dos usuários. Dicas para o bom uso dos equipamentos, o que evitar para não causar acidentes e restrições para certas condições físicas também são bem-vindas.
  • Tenha uma planta com medidas para facilitar a checagem do posicionamento dos brinquedos. Os mais altos estão distantes de muros ou janelas? Os escorregadores ficarão em posição com área livre à frente? Os espaços não podem ser apertados.

Todo cuidado é pouco em playground do condomínio

Se você é síndico ou morador, faz muito bem de se preocupar com todos os detalhes que envolvem a missão de escolher os brinquedos para condomínio.

Diante disso, é bom que saiba que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fez uma reformulação nas regras que determinam a segurança dos playgrounds há cerca de 3 anos.

O documento ou dossiê técnico, como vem sendo chamado, formaliza normas que ajudam a garantir a segurança das crianças. A NBR 16701 aborda desde a manutenção necessária, passando pelos materiais de acabamento até especificidades como tipos de pinos e parafusos.

Explica, também, os limites de altura e distância recomendada entre os equipamentos. Tenha uma versão impressa do dossiê e passe ponto a ponto na assembleia do condomínio.

via tudocondo.com.br

Viva o Condomínio

Contato

R. das Paineiras, com Av das Castanheiras • Lote 06 Torre B • 6º andar • Sala 604 • Águas Claras • Taguatinga - DF


(61) 3046-3600
(61) 98122-4590
(61) 98339-0023


atendimento@garantebrasilia.com.br

© Garante Brasília. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.