Comprar ou alugar: qual é a melhor opção?

Conheça as vantagens de cada um e decida qual a melhor opção para você

Dúvida que sempre paira na cabeça de quem está pensando em se mudar e começar uma vida nova: comprar uma casa ou alugar? Bom, a questão é bem mais complexa do que parece, afinal, não há uma opção que seja melhor ou pior. Pode existir a opção mais indicada para o seu momento de vida, mas não a melhor tomada de decisão. Por isso, viemos mostrar alguns pontos que podem ser relevantes e te ajudar a fazer a melhor escolha.

Só o fato de tomar a decisão de tornar-se independente, imaginando que as pessoas estejam saindo de casa pela primeira vez, já é algo a ser levado em consideração, mas vale lembrar que isso deve ser uma decisão planejada e que você não corra muitos riscos financeiros, seja em caso de compra ou locação. Mas, vamos mostrar alguns prós e contras dos dois casos. Agora, boa sorte e faça a melhor escolha!

a2

Comprar um imóvel

A compra de um imóvel é um passo extremamente importante na vida de qualquer pessoa, principalmente pelo fato do financiamento. Se você já tem uma boa reserva financeira e a entrada do imóvel não vá te fazer muita falta, talvez seja a hora de apostar num imóvel próprio. Mas lembre-se que, além da entrada, você terá que arcar com a documentação e as parcelas do financiamento. Por isso, um bom planejamento é importante.

Talvez a compra do imóvel esteja mais relacionada e mais indicada par alguém que esteja mais estabilizado profissionalmente, com uma boa renda e com o pensamento convicto da aquisição. É claro que você não irá precisar morar pelo resto da sua vida no imóvel, podendo até usá-lo como parte de pagamento, mas é uma decisão que certamente vai lhe trazer custos por um bom tempo.

Claro que as pessoas ainda pensam e levam em consideração que a compra do imóvel, diferente do aluguel, é um dinheiro destinado a algo que será seu. Mas, muitas se esquecem dos juros do financiamento. E é aí que podemos começar tratar da questão do aluguel de outro ponto.

Alugar um imóvel

Esse é um questionamento bem difícil, afinal, vale a pena ficar pagando pro algo que não será seu? Bom, há diversas versões que o aluguel não é tão ruim quanto parece… Se você tem um dinheiro guardado, mas não quer investir num primeiro momento num imóvel, que tal fazer aplicações que possam render mais dinheiro? Ao invés de comprar um imóvel e pagar os juros, você continuaria ganhando dinheiro para poder comprar um bem próximo do valor à vista e sem ter que arcar com um preço de quase dois imóveis.

Alugar não é uma má ideia, mas tanto quanto comprar um imóvel, precisa de um planejamento. Escolher um imóvel que esteja de acordo com a sua renda, que te faça pagar as contas e ainda juntar um dinheiro no final do mês parece ser muito interessante. Mas, você precisa ser organizado financeiramente para isso.

E aí? Os questionamentos te ajudaram? Como falamos anteriormente, as questões são difíceis, mas não há como definir o que é melhor ou pior. Tudo dependendo do seu momento de vida e do que você planeja para o futuro, se é uma pessoa mais imediatista ou se tem paciência para esperar…

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.