Segurança nos Condomínios

Por: *Sergio Henriques

A parceria firmada pelo Sindicato das Empresas de Compra Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi -SP) com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), recentemente, que visa integrar as câmeras de segurança dos condomínios com o Detecta, sistema inteligente de videomonitoramento do governo será, se efetivamente colocado em prática, um avanço na prevenção e combate ao crime em condomínios, edifícios e nas áreas urbanas.

Para que o resultado seja alcançado é prioritário que os procedimentos de monitoramento sejam semelhantes aos adotados na segurança privada, que na detecção e ocorrência de um delito, além da gravação das imagens, imediatamente, desloca ao local uma equipe de apoio e aciona os órgãos públicos, se necessário.

Com o sistema Detecta o objetivo é que o envio de viaturas da Policia Militar também seja imediato, o que certamente contribuirá para maior possibilidade de efetividade das ações de combate ao crime.

Quando o assunto é segurança é correto afirmar que toda a integração é benéfica e positiva, uma vez que integrando as câmeras dos condomínios ao sistema público, o governo ganha e muito na extensão da área monitorada com baixo custo, aumenta a segurança dos condomínios, as vias públicas ganham maior cobertura, a sociedade tem melhor percepção de segurança e reduz a liberdade de ação dos indivíduos que desejam cometer delitos, uma vez que a possibilidade de sucesso do ato criminoso é minimizada.

Vale lembrar que administradores e síndicos, assim como em outras parcerias, precisam estar atentos a alguns pontos fundamentais, entre eles:

Existe contrato? De quem será a responsabilidade de manutenção do sistema? Quais são os deveres, direitos e garantias das partes?

Embora muito interessante a proposta, para os condomínios haverá um custo efetivo para a integração de R$ 2 mil por câmera, portanto, para que o investimento se justifique é preciso que aconteça o comprometimento das partes.

 

Fonte: Folha do Condominio

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.