De olho na economia, condomínios ficam mais sustentáveis

Síndicos e moradores se mobilizam para a coleta seletiva do lixo e para diminuir o consumo de água e energia nos empreendimentos imobiliários. Benefícios são sentidos no bolso

Depois de garantir o seu lugar no desenvolvimento dos novos projetos imobiliários, a sustentabilidade vem ganhando espaço também no dia a dia das edificações já entregues pelas construtoras.

É crescente o número de síndicos e moradores que investem na adoção de medidas simples, como a coleta seletiva de lixo, com o objetivo de tornar os condomínios mais sustentáveis. Em contrapartida, eles vislumbram a redução das despesas fixas dos empreendimentos e a possibilidade de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Os condôminos do Spazio Campodoro, administrado pela F&F Administradora, estão neste grupo. Há cerca de dois meses, eles seguem regras para o descarte do óleo de cozinha usado, que é doado e recolhido mensalmente por uma empresa que faz o reaproveitamento do produto.

O síndico Thiago Roberto Rodrigues Gonçalves conta que o líquido é armazenado em garrafas pet fechadas com uma tampa especial, fornecida pela empresa, e descartado em um tonel próprio na central de resíduos do empreendimento. “Antes, estas garrafas eram descartadas no lixo comum ou o óleo ia parar na pia, o que a curto prazo entupiria a caixa de gordura e geraria gastos extras para a manutenção do condomínio”, diz.

Lixo reciclável

A destinação adequada do óleo de cozinha não foi a primeira iniciativa sustentável proposta pelo síndico do Spazio Campodoro. Desde setembro de 2015, período pós-entrega das chaves, o condomínio também realiza a coleta seletiva, estimulada pelo grande volume de resíduos gerado durante a mudança.

O empreendimento fechou uma parceria com um coletor que, todos os dias, recolhe os materiais recicláveis e restos de obra e de madeira, além de fazer a limpeza da sala de resíduos.

Outro empreendimento que investe na coleta seletiva é o Prime Class Residence. Além de adquirir os tonéis específicos para o descarte dos lixos orgânico e reciclável, a síndica Adriana Moreira Cruz realizou campanhas para envolver os moradores assim que o empreendimento foi entregue, no fim de 2014.

“No início, o zelador fazia o serviço de separar o lixo. Agora, os materiais recicláveis [doados] são retirados três vezes por semana por uma empresa que faz sua correta destinação”, conta Adriana, que ainda é responsável por recolher e levar até os locais públicos de coleta os resíduos tóxicos, como pilhas e baterias.

Água e energia

Outra preocupação da síndica refere-se ao uso consciente da água e da energia elétrica nas áreas comuns do empreendimento, o que, consequentemente, contribui para a redução das despesas do condomínio.

Por isso, além de substituir as lâmpadas por modelos LED, ela reduziu o tempo em que os sensores de presença mantêm as luzes acesas de cinco para um minuto, evitando o desperdício.

O condomínio também conta com torneiras alimentadas pela água das chuvas para a lavagem das áreas externas, além de outras características de projeto voltadas à sustentabilidade e executadas pela Swell Construções e Incorporações, responsável pela obra.

“A construtora dá as ferramentas, mas os benefícios delas são diretamente proporcionais ao comprometimento dos moradores”, diz Leonardo Pissetti, diretor de empreendimentos da empresa.

 

Fonte: gazetadopovo.com.br | imóveis

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.