O Valor Correto do Aluguel

Por: *Flavio F. de Figueiredo

É raro o dia em que não se encontram nos meios de comunicação matérias sobre o impacto da recessão no mercado de locações. Imóveis vazios, concessões de descontos por locadores e busca por aluguéis mais em conta são temas recorrentes. Muitos locadores e locatários veem nessas reportagens verdades absolutas e tomam suas decisões nelas fundamentadas.

A falta de análise minimamente aprofundada faz com que ocorram muitos erros, alguns com sérias consequências para as finanças dos envolvidos.

O mercado de locações é regido pela lei da oferta e da procura e, além disso, os aluguéis devem ser condizentes com a utilidade do bem locado ou com a possibilidade de geração de renda decorrente de seu uso, no caso dos imóveis comerciais ou industriais.

Quando se fala em recessão e queda no PIB, não se pode perder de vista que os números são médios para todo o País. Assim, certas atividades podem sofrer mais do que outras, ou até ter crescimento em período recessivo. O mesmo ocorre na distribuição geográfica, pois uma região pode ser mais afetada do que outra. Some-se a tudo isso o fato de que os mercados são distintos por tipo e localização dos imóveis, com variados perfis de relação oferta x procura.

Essa série de variáveis precisam ser levadas em conta para definições acerca de aumentos ou reajustes de aluguéis, ou concessões de descontos. Além disso, vários outros fatores precisam ser analisados, seja por inquilinos ou por proprietários.

De um lado, custos de mudança, adaptação para desenvolvimento das atividades e instalações, dentre outros, devem pesar na balança dos inquilinos. De outro, risco de ter o imóvel vazio por período indefinido e custos de vigilância, impostos e manutenção enquanto o imóvel não for novamente locado, entre outros ônus, devem ser considerados pelos proprietários nesse processo decisório.

O extenso rol de fatores internos e externos à locação, aqui apenas exemplificados, é suficiente para dar pelo menos indícios de que as negociações de aluguéis devem se pautar em análises técnicas que extrapolam – e muito – notícias baseadas em dados universais.

Fonte: Folha do Condominio

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.