Academia também exige manutenção

No Residencial Louvre a academia foi entregue pela construtora e ganhou novos equipamentos após aprovação dos moradores

No Residencial Louvre a academia foi entregue pela construtora e ganhou novos equipamentos após aprovação dos moradores 

Equipamentos da academia devem ter rotina de cuidados para garantir o bom uso coletivo

Se manter hábitos saudáveis é importante para o bem-estar, praticar atividades físicas com frequência está entre as prioridades para atingir esse objetivo. E a proximidade do lar a uma academia de ginástica facilita ainda mais essa necessidade do dia a dia. Por isso, muitas construtoras em Criciúma já estão atentas a essa tendência do mercado imobiliário e entregam os empreendimentos com um espaço dedicado à prática. No entanto, é a manutenção que garante o bom uso do ambiente coletivo.

No residencial Louvre, no bairro Santo Antônio, em Criciúma, os moradores têm uma academia à disposição em um local privilegiado do prédio, próximo à piscina e ao playground. E o condomínio, entregue há dois anos, conta em sua gestão com um síndico que é profissional da área de Educação Física e também atua como personal trainer. Diego Silva Gaidzinski está à frente do residencial desde fevereiro, e conta que a academia nesses dois anos de história do prédio já teve melhorias. “Com uma chamada de capital, foram feitas algumas alterações no que foi entregue pela construtora. E está nos planos fazermos novas aquisições quando possível”, afirma.

O síndico destaca que pelo menos 40% dos moradores, de um total de 64 apartamentos, utilizam o ambiente. “Há bastante frequência. A academia de ginástica mais perto fica a aproximadamente dois quilômetros, então é muito bom ter esse espaço no próprio condomínio, além de valorizar o imóvel”, comenta. Como personal trainer, Gaidzinski orienta moradores em determinados horários. “É importante ter um profissional da área para acompanhar. O ideal é que o condomínio tenha sempre alguém para exercer essa função, ou que seja definido um horário específico para acompanhar os frequentadores”, complementa.

Desgaste

Quando há estrutura e equipamentos a poucos passos do conforto do apartamento, cultivar esta rotina fica ainda mais fácil. No entanto, é preciso dar atenção especial a essa área coletiva: devido ao uso constante, os aparelhos podem sofrer desgastes e precisam, por isso, de uma manutenção com maior periodicidade. Gerente de vendas de uma loja de equipamentos para ginástica, em Criciúma, Juliana Joaquim explica que é interessante ter alguém que fique responsável por garantir essa conservação, fazendo um acompanhamento. “A esteira, por exemplo, precisa ser lubrificada de duas a três vezes por semana, uma periodicidade maior do que uma esteira utilizada em uma residência”, afirma. Sobre os outros equipamentos de ginástica, o ideal é contar com o tempo de garantia e o auxílio de uma assistência técnica autorizada quando necessário.

Dicas
• O local de instalação da academia deve ser bem iluminado e arejado, e o piso precisa ser antiderrapante.
• Ao adquirir novos equipamentos, procure por empresas que oferecem garantia e assistência técnica autorizada.
• É importante ter a presença de um profissional especializado para fazer o acompanhamento das atividades. Se necessário, determinar um horário específico para que os condôminos possam usufruir dessas orientações.
• As regras de funcionamento da academia devem ser registradas no Regimento Interno do condomínio.

 

Fonte: CondominioSC

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.