Monitoramento evita visitas desagradáveis

Com o período de férias, muitas famílias aproveitam para viajar e, com isso, seus imóveis ficam sem movimentação por algum tempo. Com o atrevimento cada vez maior dos bandidos, é preciso munir as residências com equipamentos de segurança para evitar visitas indesejadas durante o tempo de descanso. De janeiro a maio deste ano, aconteceram 1.781 furtos ou roubos ao patrimônio no Estado, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Somente em Palmas foram 195 registros no mesmo período.

Cerca elétrica, concertina, alarme com sensores, fechadura para portão tetra chave e trava para impedimento de abertura do portão elétrico. É assim na residência do engenheiro civil Erondino Lopes Valadares, 57 anos, atualmente. “Eu tinha a cerca elétrica já, mas cheguei um dia e me deparei com um estranho, então fui incrementando a segurança da minha casa”, informou. Segundo ele, somente a cerca elétrica não é suficiente, porque desativa com facilidade devido o vento e as galhadas no local.

Para Luiz Carlos Gumiel, proprietário de uma empresa de segurança na Capital, os primeiros cuidados são os básicos, como ficar atento na hora de sair e entrar em casa, seja pelo portão pequeno ou com o veículo no portão maior. Já a segunda etapa da segurança é o monitoramento do patrimônio, através do sistema de perímetro, ou seja, a demarcação total da área. “Cerca elétrica, concertina, sensores de barreira em cima dos muros ajudam bastante. E sensores internos e semi-externos”, afirmou.

Residências

O uso do alarme com câmera é importante em residências, uma vez que as câmeras têm como função apenas gravar o que está acontecendo instantaneamente, mas não evita que bandidos acessem as casas. Já o sistema de alarme consegue identificar movimentos estranhos quando está ativado. O morador deve ativar o alarme durante a noite e desativar na manhã seguinte.

Em relação às fechaduras elétricas, Gumiel alertou que alguns são burláveis, como o caso do interfone, onde os bandidos estão conseguindo abrir o portão. “Hoje existe um sistema de portão que não tem esse problema, o sistema de proteção evita que abra por fora as fechaduras, isso em caso de residência”, disse.

Condomínios

No caso dos condomínios, o mais utilizado é a portaria remota, onde os moradores têm acesso com equipamentos, sendo que cada um tem um código diferente e se passar um veículo a mais o alarme é disparado; ou através de clausura, quando o próximo portão só é aberto quando o anterior estiver fechado.

Já os visitantes ou prestadores de serviço se comunicam diretamente na central de monitoramento. No caso de festas as entradas também são monitoradas, tendo os visitantes que passar o nome para a central.

Fonte: Jornal do Tocantins | Estado

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.