Quais são os problemas com os quais você mais se estressa? Aqueles que resolvê-los é sua prioridade número um.
No final do ano passado conversei com dezenas de síndicos de todas as regiões do país e fiz algumas perguntas para eles.
Uma delas, em especial, era sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Esta pergunta rendeu um bom debate e boas soluções:
Quais são os problemas que tiram o sono do síndico?
Antes de continuar a leitura, quero que você pense:
Quais são os problemas com os quais você mais se estressa? Aqueles que resolvê-los é sua prioridade número um.
Agora, vamos aos problemas citados pela maior parte dos síndicos:
Quando isso acontece, chega como uma bomba no grupo de whats, nas ligações para o síndico e através do aplicativo de convivência condominial.
O síndico precisa correr contra o tempo em busca de informações na concessionária da cidade para verificar se a falta de água é em toda a região ou apenas no condomínio.
Se realmente for no condomínio, entram na corrida o zelador e a equipe técnica de manutenção para que o problema seja identificado e resolvido o mais rápido possível.
O problema é que isso pode levar horas ou até mesmo dias.
Fico imaginando o síndico passando por isso e, realmente, não deve ser nada fácil administrar. Principalmente se o problema for interno.
Nesta situação, existem plataformas de manutenção que ajudam o síndico a manter o controle das ações preventivas de forma constante.
O IOT (internet das coisas) ajuda o síndico a se antecipar a este problema.
Imagine que o módulo IOT está conectado na sua bomba d’água.
Se ela falhar e parar de trabalhar, no mesmo momento, o módulo gera um alerta para a empresa de portaria remota.
Ela inicia o procedimento pré-estabelecido com o síndico, que pode ser uma ligação para o zelador ou mesmo para a empresa de manutenção, por exemplo.
Assim, o problema é resolvido o mais rápido possível, evitando a falta de água no condomínio antes que qualquer morador perceba.
Este é outro problema que o síndico não quer ter.
Mas isso pode acontecer se as manutenções preventivas não estiverem em dia.
Por isso está chegando ao mercado (com a ajuda do IOT, mais uma vez) as manutenções preditivas.
Sensores instalados nos dispositivos do elevador identificam problemas que estiverem para acontecer entre as manutenções preventivas mensais e geram um alerta para a empresa responsável.
Assim, é possível adiantar a manutenção e evitar problemas no elevador e stress desnecessário para o síndico.
Este problema é um dos mais recorrentes no dia a dia do síndico e geralmente acontece numa sexta-feira às 17h50 e no meio de uma chuva forte.
Ou em um sábado depois do almoço, e o síndico acaba conseguindo alguém para fazer a manutenção só na segunda-feira pela manhã.
Para resolver isso, primeiro você precisa de uma empresa que faça as manutenções preventivas do portão eletrônico mensalmente.
O técnico deve ir até o condomínio e seguir um checklist de testes para validar alguns pontos, por exemplo:
Caso o condomínio tenha contratado o serviço de portaria remota, é de responsabilidade da empresa este tipo de serviço.
Dessa forma, o síndico diminui consideravelmente problemas com o portão eletrônico dentro do condomínio.
E você, concorda com esses três pontos? Quando pedi para que você pensasse nos problemas do seu condomínio, o que veio à sua mente?
O que você tem feito para combater os problemas no seu condomínio?
Se você for morador, compartilhe este artigo com os outros moradores do condomínio e faça parte da construção do ambiente ideal para vocês e suas famílias.
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