Quanto custa a regularização de imóveis? Confira

A maioria das pessoas tem dúvidas sobre os custos da regularização de imóveis que são adquiridos durante a vida e nem prestam atenção a esse detalhe enquanto estão fazendo uma negociação.

Mas essa é uma informação relevante e que precisa ser considerada na hora de realizar uma aquisição no mercado imobiliário, pois dela depende a segurança do comprador ou futuro proprietário.

Talvez você tenha deixado para regularizar o seu imóvel devido a questões financeiras ou por desconhecer os procedimentos que precisam ser realizados após a quitação das parcelas. Então, neste artigo, vamos explicar como é possível verificar quanto custa a regularização de imóveis, os impostos e as taxas devidos. Além disso, vamos fornecer exemplos práticos para facilitar o entendimento.

Gostaria de saber como calcular os custos da regularização e que garantias ela trará ao proprietário? Acompanhe a leitura!

Qual é a importância da regularização de imóveis?

A regularização de imóveis é muito importante porque assegura a propriedade legal do bem junto aos órgãos públicos. Ao regularizar o imóvel, o proprietário tem direito de fazer o que quiser com o seu terreno, casa, ou apartamento, desde que não esteja descumprindo a lei ou causando prejuízos aos vizinhos. Ele poderá fazer planos futuros e depois colocá-los em prática.

Um imóvel regularizado poderá ser vendido mais facilmente, reformado ou financiado. Se ele permanecer irregular, vários processos não serão aprovados pela Prefeitura Municipal e financiamentos serão negados pelas instituições bancárias. Em alguns casos, o proprietário terá que regularizar o bem com urgência para evitar multas e outras penalidades.

Como calcular os custos da regularização de imóveis?

Existe uma maneira muito prática de fazer o cálculo dos custos da regularização de um imóvel. Vamos considerar uma casa que tenha 200 metros quadrados e que será edificada em um terreno plano. O Habite-se somente será liberado após o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) que será calculado conforme o valor do Custo Unitário Básico (CUB).

O ISS é um tributo municipal que pode sofrer variação conforme a localização do imóvel. O CUB precisa ser multiplicado pela metragem da casa, acrescido de uma alíquota de 30%.

Vamos supor que o CUB seja de R$ 500 a cada metro quadrado. Assim, deverá ser aplicada a fórmula:

ISS = Área Total x Preço do CUB x Alíquota / 100

Observe o cálculo:

ISS = 200m² x 500x 3 / 100

ISS = R$ 3.000

O que é a Certidão Negativa de Débitos?

Podem existir outros custos além do CUB, que somente poderão ser verificados se o proprietário solicitar uma Certidão Negativa de Débitos (CND) na prefeitura de sua cidade. A CND é o documento que vai comprovar que o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano foi pago em dia e que não existe dívida vinculada ao imóvel.

Além dos tributos, o proprietário poderá ter outros gastos com a elaboração de projetos, criação de plantas que são feitas por engenheiros ou arquitetos e outras certificações concedidas pelo poder público. Esses profissionais costumam fazer os planejamentos e encaminhar as documentações na Prefeitura Municipal, mas eles cobram pelos seus serviços.

Entendeu quanto custa a regularização de imóveis? Saiba que você poderá realizar a maioria dos processos por conta própria ou então buscar ajuda especializada, como a de uma imobiliária. Geralmente, o preço para regularizar um imóvel vai custar entre 3 e 10% do seu valor de mercado. Contudo, esse custo vai agregar valor à propriedade.

via https://www.imovelweb.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.