Como fazer a manutenção do ar-condicionado no inverno?

O ar-condicionado é um eletrodoméstico que facilita muito as nossas vidas, permitindo que a temperatura do nosso lar e do nosso ambiente de trabalho fique confortável em todas as estações.

Mas você sabia que a manutenção deste aparelho é imprescindível para o seu bom funcionamento? No outono e no inverno, então, esse cuidado se torna ainda mais necessário, já que a falta de manutenção pode facilitar a proliferação de doenças respiratórias!

Foi pensando nisso que nós, da WebContinental, resolvemos reunir algumas dicas importantes para ajudar você a fazer a manutenção do seu ar-condicionado no inverno. Confira!

Por que fazer a manutenção no inverno?

Muitos especialistas recomendam que a manutenção do ar-condicionado seja feita quando chegam as baixas temperaturas, entre o outono e inverno. Isso porque, após um prolongado uso durante o verão, o filtro do ar-condicionado geralmente está bastante sujo e é possível que seja necessária a lubrificação e até mesmo a troca de alguns componentes para prolongar a vida útil do aparelho.

Soma-se a isso a importância de combater as doenças respiratórias, que são mais comuns nessa época do ano. Como o ar-condicionado, além de refrigerar e esquentar o ambiente, também faz a filtragem das sujeiras e bactérias do ar, é necessário garantir que o filtro esteja em perfeitas condições de funcionamento!

Assim, mesmo com os ambientes fechados nos dias mais frios, é possível garantir uma circulação de ar saudável e evitar a proliferação de infecções respiratórias, tosse e até mesmo a incidência de ressecamento e alergias na pele.

Neste período também há uma demanda menor, pois o uso do ar-condicionado tende a ser menos comum, então é possível encontrar esse serviço com preços mais baixos. Mas é importante ressaltar que, se você não faz uso do ar-condicionado no inverno, a manutenção preventiva é ainda mais importante, para garantir que ele estará em plenas condições de uso no próximo verão!

O que se deve fazer na manutenção do ar-condicionado?

A principal recomendação é que você procure um serviço especializado de manutenção de ar-condicionado, pois apenas um profissional certificado saberá identificar o que é preciso ser feito no seu aparelho. Na manutenção preventiva, existem alguns procedimentos que podem ser realizados para aumentar a vida útil do eletrodoméstico e garantir a saúde e bem-estar dos usuários. Alguns exemplos são:

  • limpeza dos filtros e sistema de drenagem;
  • limpeza da unidade externa;
  • lubrificação dos motores elétricos e dos ventiladores;
  • limpeza ou troca de turbinas, canos e serpentinas;
  • entre outros!

Fonte: Blog WebContinental

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.