Investimentos essenciais para todos os condomínios

Ao elencar as principais necessidades de um condomínio, alguns itens se destacam no que diz respeito a garantir segurança e conforto aos moradores, além de tranquilidade aos administradores.

Para-raio, elevador e gerador de energia são facilidades que agregam benefícios imediatos à rotina dos variados tipos de edificações, e também podem ser diferenciais nas operações de compra e venda de um imóvel.

Ao investir nestes equipamentos, os responsáveis devem sempre ficar atentos para atuar de forma preventiva às diversas situações e manter seu funcionamento em ordem.

Para-raios

A maior quantidade de queda de raios no mundo acontece no Brasil. É justamente para ficarem protegidos destas ocorrências que condomínios recorrem à instalação de para-raios.

Ao ser atingido por uma descarga elétrica, estes equipamentos a desviam para o sistema de cabos até atingir o solo, onde o raio perde a força e se dissipa.

Sem uma estrutura de prevenção, há risco de danos na estrutura física dos prédios e queima de elevadores, câmeras, portões e eletrodomésticos.

E mais grave são as chances de acidentes e choques elétricos atingirem pessoas – funcionários e moradores, enquanto a corrente é descarregada no solo.

Compete ao síndico a escolha da empresa especializada para instalar o modelo mais adequado às necessidades do imóvel e cuidar da manutenção e vistoria semestral.

Se o para-raio não estiver conforme determina a norma 5419 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a seguradora pode suspender a indenização para o condomínio atingido e o síndico responder cível e criminalmente se houver acidentes.

Modernização de elevadores

O elevador é um aparelho que demanda atenção por ser vital para a acessibilidade e mobilidade de moradores, independente de idade.

Pela legislação, os condomínios são obrigados a terem uma empresa de manutenção para os elevadores, que realiza vistorias constantes do estado do motor do elevador, do operador de porta e do quadro de comando.

As avaliações técnicas podem apontar a necessidade de modernizar a estrutura. A partir de 15 anos, começa a haver desgaste de componentes, travamentos e corrosão mecânica em decorrência do uso muito frequente.

O procedimento pode ser antecipado se o equipamento apresentar desníveis entre o andar e a cabine, emitir ruídos mais altos, tiver falhas e interrupção de serviço constantes e gastar muita energia elétrica.

O investimento pode ser alto, no entanto, entre os benefícios estão segurança no uso e economia de energia.

Geradores de energia 

O gerador de energia garante que elevadores, portões eletrônicos, interfones, alarmes, portarias remotas, luzes das áreas comuns e até dos apartamentos continuem funcionando nos casos de falha ou queda de energia da concessionária.

Nestas situações, o equipamento é ligado automaticamente e mantém o fornecimento para todo o condomínio, por um período que varia conforme a potência do equipamento.

Esta é uma maneira de evitar situações de pânico – como pessoas presas no elevador, dificuldades para quem tem mobilidade reduzida e prejuízos causados pela falta de energia.

Outra vantagem de contar com um gerador é que ele poder ser acionado em momentos de alta demanda de energia ou horários nos quais o valor cobrado pelas concessionarias é mais caro, resultando em economia nos custos com eletricidade repassados aos moradores.

A locação de geradores é uma opção viável economicamente na hora de incorporar esta solução ao condomínio.

A empresa locatária fica responsável pela indicação do modelo com a potência, o tipo de combustível e a emissão de ruídos mais adequados a cada demanda. Alem disso, oferecem manutenção e monitoramento com equipe especializada.

Fonte: O Livre

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.