Chuvas: Problemas com as infiltrações nos condomínios?

Quem trabalha administrando um condomínio sabe o quanto infiltrações são desgastantes, sem contar que para solucionar acabam custando caro para o bolso do condomínio.

Mas para lidar com esse problema, é preciso entender nem que seja o mínimo do assunto, por isso é recomendado que o síndico procure um profissional técnico que tenha o devido conhecimento para não cair em nenhum golpe.

Pensando em ajudar os síndicos e gestores, o portal trouxe algumas dicas, que engenheiros especialistas destacaram para que problemas com as infiltrações possam ser evitados.

Causas e prevenções

Geralmente os principais lugares onde costumam ocorrer infiltrações são locais como lajes de cobertura de apartamentos, garagens e as fachadas dos jardins. Para prevenir, o mais correto a se fazer são as vistorias, a fim de antecipar o problema e diminuindo as despesas com os possíveis reparos.

Já nos condomínios que já realizam as manutenções e vistorias constantemente, precisa se programar para fazer as impermeabilizações logo após o período chuvoso.

É importante ressaltar que nenhuma infiltração começa do dia para a noite, isso normalmente acontece com a deterioração da impermeabilização, dessa forma começam a surgir os vazamentos.

Também é recomendado sempre manter limpas as calhas e condutores de águas pluviais, para que a água possa escoar, e não ficar acumulada, forçando e deteriorando os canais.

Causas dos danos na impermeabilização

  • Próprio tempo, desgaste natural;
  • Movimentação de veículos sobre a laje impermeabilizada, acumulando peso;
  • Raízes de árvores ou plantas.

Manutenção

A impermeabilização é muito importante para a estrutura do prédio. É por isso que os problemas com a impermeabilização precisam ser resolvidos o mais rápido possível.

Ao contratar uma empresa, primeiro verifique se ela faz uma inspeção gratuita para poder avaliar as áreas que estão com pontos de umidade ou vazamentos, e diante disso disponibilizam um orçamento do custo do serviço e também informando a respeito do material que precisará ser utilizado, caso este não esteja incluso no orçamento.

Se o condomínio tem as suas inspeções prediais em dia, é possível que o próprio engenheiro responsável pela inspeção já tenha localizado as infiltrações, assim os custos com o problema deverão ser menores.

É importante destacar que não há possibilidade de fazer um orçamento para um serviço como esse sem fazer uma vistoria técnica, por isso o síndico deve cobrar a visita do seu prestador de serviço.

E o principal quesito, busque uma empresa que dê garantias reais, que no caso de as infiltrações voltarem, a empresa se responsabilize e volte para corrigir o erro.

Fonte: Síndico Legal

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.