Como ter um terraço verde no condomínio

O terraço verde, também chamado de telhado verde ou cobertura verde, é um sistema em que se utiliza uma cobertura vegetal sobre lajes ou telhados convencionais. Tem se tornado uma tendência em condomínios por trazer vantagens como a diminuição das emissões de carbono e a redução dos efeitos das bolhas de calor na cidade.

Por que adotar?

Terraços verdes em condomínio auxiliam na drenagem urbana. Podem absorver até 40% da água da chuva e evitar acúmulos de grandes volumes nas redes pluviais. Eles deixam a edificação mais bonita, absorvem o calor e funcionam como ótimos isolantes térmicos e acústicos. Coberturas verdes também criam um microclima no entorno do edifício, o que purifica atmosfera e, consequentemente, a qualidade de vida dos condôminos. Além disso, esse tipo de instalação é um fator a mais para a obtenção de certificações ambientais Green Buildings para o condomínio.

Como instalar

É fundamental contar com uma equipe de especialistas em arquitetura e paisagismo. Aqui vão algumas recomendações fundamentais que não podem faltar para a construção de um telhado verde para seu condomínio:

NIVELAMENTO E INCLINAÇÃO

Caso seja construído em laje, seu nivelamento deve ter inclinação de 1,5% para escoamento da água em direção aos ralos.

IMPERMEABILIZAÇÃO

Deve-se usar lona asfáltica ou manta impermeabilizante para que não ocorram infiltrações na edificação.

ESCOAMENTO

É importante utilizar estrutura alveolar resistente para facilitar o escoamento na água. Isso evita a formação de valas e evita a retirada do substrato.

FILTRO

Aplica-se uma camada de geotêxtil, conhecido como manta de Bidim, um material que funciona como filtro. Impede que a terra e sujeiras ultrapassem essa camada.

SUBSTRATO

Sobre o filtro deve-se aplicar uma camada de 10 cm de substrato, como terra adumada, por exemplo.

PLANTIO

A última fase trata da escolha das espécies e seu plantio. Procure utilizar plantas pequenas e nativas, já que requerem menos manutenção. No entanto, tudo depende de cada projeto e de uma boa conversa com o paisagista para que seu condomínio tenha o melhor terraço verde esperado.

Fonte: Graiche

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.