Cuidados para evitar acidente doméstico com criança

Para evitar acidente doméstico com criança, os pais devem ficar atentos a alguns detalhes. Objetos cortantes e tomadas são dois exemplos bem lembrados pelos adultos, pois cortes e choque elétrico são alguns dos acidentes mais comuns com os pequenos.

Os responsáveis pelas crianças podem fazer algumas mudanças na casa para que elas não se machuquem, entre elas:

  • Proteger janelas e sacadas com grades ou telas;
  • Usar tampas em tomadas para impedir choque elétrico;
  • Manter objetos cortantes, como facas e tesouras, em lugares que as crianças não consigam ter acesso;
  • Não deixar as crianças subirem em cadeiras, sofás e camas sem um responsável atento.

Acidente doméstico com criança: protegendo a casa

Alguns lugares da casa preocupam mais os adultos do que outros. Os pais costumam ficar mais atentos quando os filhos vão para a cozinha, banheiro ou sacada, mas cada local da casa tem seus riscos. Confira dicas para evitar acidentes independente do ambiente!

Produtos químicos

Ao limpar um ambiente da casa, não deixe que seu filho entre nele por um tempo. Dessa forma dá para prevenir que ele possa escorregar. Além disso, os produtos usados para fazer a limpeza devem ficar fora do alcance das crianças, seja durante a faxina ou depois. Outros produtos químicos também tem que estar guardados onde os pequenos não vão alcançar, como sabão para lavar pratos, roupas, amaciantes, os que são usados para a higiene dos pets e até mesmo xampus, condicionadores e sabonetes. Essa atitude ajuda a evitar que as crianças os coloquem na boca.

Fios e tomadas

Os fios e tomadas estão espalhados por toda a casa. Veja que parte da fiação realmente é necessária e esconda aquela que não pode ser tirada. Crianças muito novas são curiosas e estão mexendo em tudo o tempo todo. Tampe todas as tomadas para que seus elas não coloquem o dedo. Não deixe que seu filho troque sozinho a água da fria para a quente (ou vice-versa) durante o banho.

Armários e guarda-roupas

Os armários são perigosos para as crianças porque elas correm o risco de prender as mãos ou se esconder dentro deles e não conseguir sair. Além disso, elas podem retirar de dentro deles objetos que as machuquem. Por isso é importante distribuir suas coisas dentro dos guarda-roupas e gavetas colocando longe do alcance de seus filhos aqueles que são uma ameaça para a segurança delas, como facas e tesouras. Os pais também podem instalar travas que impedem os pequenos de de abrir armários.

Aparelhos eletrônicos

Algumas crianças já têm discernimento para mexer sozinhas em aparelhos eletrônicos, como computadores e videogames. Mesmo assim, os pais precisam sempre recomendar a elas que nunca mexam na parte elétrica. Já os menores devem ser supervisionados por um adulto responsável quando estiverem usando algum aparelho eletrônico.

Janelas e sacadas 

Quem tem crianças em casa deve proteger as janelas e sacadas com telas ou grades de proteção. Os pequenos são muito curiosos e sem essa proteção podem acontecer acidentes fatais. Os adultos devem cuidar para não deixar objetos que perto dessas aberturas que as crianças possam subir, como cadeiras.

Cadeiras, mesas, camas, mesas de centro

Com estes objetos, os adultos precisam estar vigilantes, afinal é difícil esconder mesas e cadeiras na casa. Os responsáveis pelas crianças precisam estar atentos, e evitar que pequenos fiquem sozinhos quando estiverem nas cadeiras, perto das mesas e mesas de centro ou em cima da cama.

Sempre atento!

Por mais que se previna, acidentes sempre podem acontecer, portanto é importante que você acompanhe o desenvolvimento do seu filho para saber se ele tem maturidade o suficiente para fazer sozinho algumas atividades em casa. Caso você chame alguém para cuidar dos seus filhos, alerte a pessoa para o que as crianças já sabem fazer ou não sabem.

Fonte: ZAP Imóveis

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.