Como fazer corretamente cotações e seleção de prestadores de serviço

O síndico deve ter um cuidado especial na hora de escolher o prestador de serviço para cada item. Além de buscar indicações com outros síndicos que tenham tido experiências bem sucedidas, é muito recomendado ao gestor abrir cotações, em geral com três empresas.

“Nosso mercado de Manutenção Predial ainda é relativamente novo no País. Já temos grandes empresas renomadas e que realizam ótimos trabalhos, mas há também empresas novas que são muito boas, com valores mais acessíveis e serviços customizados para condomínios”, comenta Felipe Lima.

As administradoras também podem apoiar síndicos nesta tarefa de cotar e escolher o prestador de serviço.

Adriano Martins, gerente de compras da administradora Habitacional, seleciona todos os condomínios clientes com o mesmo serviço para vencer dentro de 45 dias e abre cotação com prestadores de serviços já homologados pela administradora.

Para passar pelo crivo dele e ser homologada para participar das cotações, as empresas devem enviar alguns documentos que são pré-requisitos:

– CNPJ
– comprovante de inscrição estadual (se houver)
– cadastro de contribuinte mobiliário (CCM)
– cópia do contrato social da empresa com últimas alterações
– certidão negativa de débitos de tributos federais com validade de 6 meses
– certificação de regularidade de FGTS
– certidão negativa de débitos de previdência social com validade de 6 meses
– certidão negativa de tributos mobiliários (prefeitura, válido por 3 meses)
– consulta ao Serasa

Uma vez homologada, Martins fica de olho no bom histórico na prestação de serviço, documentação em dia e seguro da empresa.

A depender do serviço, o gerente da Habitacional exige documentos adicionais. Exemplo: para limpeza de caixa d’água, as empresas devem ainda ter licença da Vigilância Sanitária e os profissionais, NR 33 (trabalho em espaço confinado) e NR 35 (trabalho em altura).

Quando é um serviço que precisa de responsável técnico, como AVCB, ele também pede o CREA, CAU ou o registro profissional.

Um cuidado essencial é a equalização de propostas. “Dependendo do serviço, o ideal é que se contrate um engenheiro ou um especialista para definir o escopo do serviço para fazer uma cotação correta, equalizada. A depender do porte do serviço, o condomínio pode contratar o acompanhamento, com visitas periódicas, para assegurar a sua correta execução”, adiciona Martins.

A cotação feita é enviada para análise do síndico, que pode tanto negociar diretamente com a empresa escolhida ou atribuir essa atividade à administradora – opção da maioria.

Dicas finais:

– Sempre buscar empresas com endereço fixo: esse detalhe ajuda a saber se a empresa existe mesmo
– Atrelar o pagamento da última parcela à conclusão do serviço, ou depois
– Conferir recomendações de outros clientes
– Checar referências comerciais

Pode parecer um exagero, mas não é. “Exijo tudo isso para assegurar ao síndico que ele está contratando uma empresa idônea. O papel da administradora é trazer empresas com qualidade e preço bom”, diz Adriano Martins.

Fontes consultadas: Felipe Lima (engenheiro manutencista), Nilton Savieto (síndico profissional), Célia Fonseca (Illuminati), Adriano Martins (Habitacional).

via https://www.sindiconet.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.