Seu condomínio elege síndico profissional pelo preço? Perigo!

O síndico profissional é responsável por planejar, organizar e manter a ordem e a segurança do condomínio que o elegeu. Para o exercício da função, entre outras coisas, é indispensável muita dedicação, cuidado e disponibilidade de tempo.

Por isso, com a existência de condomínios cada vez maiores e mais complexos, surgiu a necessidade de um gestor profissionalizado. Gerenciar um condomínio não é tarefa das mais fáceis, por isso é fundamental escolher um bom síndico.

A procura por síndicos profissionais tem crescido nos últimos tempos, uma vez que a administração traz diversas responsabilidades. Assim, se o seu condomínio optou por uma gestão profissionalizada, é essencial analisar diversas variáveis a fim de buscar o profissional mais adequado ao perfil do condomínio.

O perigo do “menor preço”

Não há dúvidas de que existem bons síndicos moradores mas, cada vez mais, se torna exceção. A vida moderna trouxe a sensação de que o dia tem menos horas do que realmente precisamos. A maioria das pessoas se sente cada vez mais ocupada com tarefas e trabalho e, com o aumento da complexidade da função de síndico, a autogestão em condomínios está em declínio.

Quando os condôminos decidem por eleger síndico profissional precisam, primeiramente, analisar os prós e contras que envolvem a função, bem como as necessidades do condomínio. Isso porque um síndico profissional pode ser uma solução, mas também se tornar uma dor de cabeça.

A terceirização da gestão condominial precisa ser vista como um investimento. Assim, é preciso ter muita atenção em diversas variáveis que devem influenciar na escolha do profissional, e não apenas focar no preço. Como já diz o ditado, o barato pode sair muito caro!

Escolher aquele que estará à frente da gestão condominial não é tarefa simples, pois uma administração ineficiente poderá trazer o caos ao seu condomínio. O síndico escolhido deve estar apto a intermediar as necessidades dos condôminos com as necessidades do condomínio, e a inaptidão para exercer esta função tão fundamental pode trazer ao condomínio problemas e prejuízos imensuráveis.

Por isso, é essencial levar em consideração a formação do síndico profissional escolhido, pois a atividade exige conhecimento em diversas áreas, tais como administração, contábil e direito. Atualmente, a falta de capacitação tem sido um dos maiores problemas em condomínios que optam por escolher um síndico profissional apenas pelo preço. Na prática, esse tipo de escolha tem se mostrado ineficiente, gerando graves problemas.

Pense: Que tipo de gestão irá realizar um síndico sem conhecimento e qualificação?

Os exemplos de má gestão não são poucos. Condomínios no vermelho, sem manutenção, desvalorização do imóvel, dívidas trabalhistas, ações judiciais, seguros vencidos. Os condôminos precisam ter ciência que é sua responsabilidade escolher o profissional, sendo indispensável que este tenha conhecimento técnico para gerenciar as diversas demandas condominiais.

O síndico profissional é um prestador de serviços. Logo, é fundamental conhecer quem irá administrar um dos bens mais preciosos que se adquire durante a vida: seu imóvel. Não basta apenas a ata de eleição, é essencial formalizar a “contratação” através de contrato de prestação de serviços, pois é nele que serão estabelecidos os ajustes necessários ao perfil do condomínio, como horários e visitas ao prédio. Logo, o melhor síndico profissional a ser escolhido é aquele que melhor atenderá o perfil e características do condomínio.

O mercado disponibiliza vários síndicos profissionais. Assim, vale a pena pesquisar e contratar um profissional qualificado, pois a profissionalização na gestão condominial deve garantir o bem estar da coletividade, segurança dos condôminos e do próprio condomínio. O síndico profissional é um gestor externo, sendo sua obrigação gerir o condomínio através de boas práticas e ações preventivas.

Não existe receita de bolo para escolher um bom síndico, mas levando em consideração algumas variáveis, é possível obter uma gestão eficiente. Síndicos bem preparados para exercício da função trazem benefícios ao condomínio, gerando redução de custos e valorização do patrimônio.

Se seu condomínio optou por um síndico profissional, é indispensável que seja realizada uma busca minuciosa por profissionais éticos e qualificados. Pesquise!

Escrito por: SIMONE GONÇALVES

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.