4 dicas incríveis de como deixar seu apartamento funcional

Com a tendência da verticalização das áreas urbanas, é de se esperar que as moradias contem com áreas cada vez mais reduzidas. Nesse caso, o ideal é que os moradores adotem medidas criativas e bem pensadas para tornar o apartamento funcional e agradável.

Mas o que isso quer dizer? Bom, trata-se de aproveitar ao máximo o espaço disponível na moradia, mas tomando o cuidado de não abarrotar o ambiente com elementos desnecessários, e garantir fluidez e conforto a cada espaço.

Pensando justamente nisso, criamos este post. Aqui, você vai conhecer alguns pontos a se considerar para garantir a funcionalidade do seu apartamento.

1. Aposte nas cores certas

Apesar de esse detalhe não parecer influenciar na funcionalidade do apartamento, escolher uma cor agradável pode ser o diferencial entre um ambiente confortável ou estressante.

Tonalidades quentes, como o vermelho, podem induzir um estado de agitação, mesmo que você não perceba. Uma pesquisa realizada em 1974 pelos pesquisadores Keith Jacobs e Frank Hustmyer aponta que as cores podem, inclusive, afetar o ritmo cardíaco, a respiração e a pressão sanguínea dos moradores.

Por isso, a nossa dica é apostar em tons mais neutros, de modo a garantir um ambiente mais clean. Além disso, é importante escolher bem o tipo de tinta a ser usado, já que há uma variedade de opções, e uma tinta a óleo ou fosca pode não ornar bem com o seu projeto.

2. Invista em boa iluminação

Tão importante quanto as cores é a iluminação do ambiente. Afinal, esse detalhe é responsável por dar destaque aos componentes do apartamento e garantir o conforto dos moradores.

Por isso, é fundamental buscar boas fontes de iluminação. Algumas lâmpadas, como as de led, são capazes de aliar uma fonte de luz potente a um consumo não tão alto de energia elétrica.

Ainda, é importante aproveitar a iluminação natural, posicionando mesas de estudo ou trabalho, por exemplo, perto de janelas. Assim você pode contar também com a luz do dia para garantir um apartamento funcional.

3. Use móveis planejados

Como você sabe, os espaços disponíveis em apartamentos estão cada vez mais reduzidos. Desse modo, uma boa sacada para driblar esse empecilho é usar móveis planejados.

Isso pode dar mais liberdade para você circular no apartamento, já que os móveis não ocuparão espaços indevidos. Outro benefício de uma mobília planejada é que ela permite um melhor fluxo de ar no ambiente, o que reduz as chances de problemas com fungos e umidade.

Além disso, quem não quer um apartamento bonito? Os móveis planejados podem ser aquele toque de mestre que deixará o seu apê ainda mais charmoso.

4. Aproveite bem cada espaço

Parece que as áreas reduzidas nos perseguem, não é? Mas se você souber aproveitar o espaço da maneira correta, esse pode não ser um problema. É fundamental aproveitar cada pequena parte do seu apartamento, de modo a definir a função de cada lugar.

Só que, nesse momento, é importante não se precipitar, pois aproveitar os espaços não quer dizer entulhar cada centímetro quadrado com elementos desnecessários. Acrescente apenas o necessário aos ambientes, sem deixar de lado o planejamento.

Montar um apartamento funcional não é um tarefa assim tão difícil, e ainda aumenta a praticidade e a qualidade de vida do seu lar. Com as nossas dicas, você provavelmente já tem um belo projeto em mente, correto? Lembre-se de que também é possível contar com a ajuda de um decorador, caso tenha dificuldades no processo.

E aí, que tal dar uma força para seus amigos que também estão em busca de um apartamento funcional? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude-os nesse momento tão importante!

via https://www.imovelweb.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.