Como fugir do barulho? Veja algumas dicas para a sua casa

Tratamento acústico bem feito isola barulhos internos e externos em casas, escritórios, casas de shows, escolas e auditórios

Painel acústico tem elevada absorção sonora e ajuda a melhorar a produtividade e qualidade de vida - OWA Sonex/Divulgação

Painel acústico tem elevada absorção sonora e ajuda a melhorar a produtividade e qualidade de vida

O isolamento acústico ganha importância cada vez maior nos projetos de engenharia por embutir vários benefícios, como melhores condições de comunicação, raciocínio, aprendizado, concentração, níveis adequados para o sono, além de melhorar a produtividade e a qualidade de vida das pessoas. Porém, o que muitos não sabem é que o tratamento acústico é realizado em duas etapas. A primeira se refere ao isolamento acústico e a segunda ao condicionamento acústico por meio de absorção sonora e difusores.

Nancy Devai, engenheira e gerente de produtos da empresa Owa Sonex, explica que o isolamento acústico é o responsável por “barrar” a entrada ou saída de ruídos dos ambientes, evitando, por exemplo, que o barulho do trânsito interfira em auditórios ou teatros ou que a música de uma casa de shows incomode a vizinhança. “O isolamento acústico de ruídos aéreos é, geralmente, realizado com materiais pesados e compactos, capazes de barrar a energia sonora, como paredes de alvenaria, concreto, chapas metálicas, vidros laminados aplicados de maneira isolada ou composta, como o uso de paredes duplas, que seguem o conceito massa+mola+massa. O isolamento do ruído estrutural é realizado com sistemas amortecedores, molas ou mantas resilientes, dimensionados caso a caso.”

A especialista esclarece que a absorção sonora faz parte do condicionamento acústico de um ambiente e tem o objetivo de reduzir a reflexão sonora, adequando a distribuição do som pelo ambiente, em função de sua ocupação e uso. “Essa reflexão sonora, que chamamos de reverberação, quando controlada com uso de materiais de absorção sonora, entre outros, proporciona redução do nível de ruído interno, inteligibilidade, clareza e audibilidade. A absorção sonora depende, geralmente, de materiais porosos, fibrosos ou perfurados, que dissipam o som por meio do atrito com essa estrutura celular. A absorção sonora reduz o nível de ruído de restaurantes e escritórios, proporcionando boas condições de comunicação. A absorção sonora também proporciona maior clareza e integibilidade em auditórios e estúdios, por meio de forros e revestimentos acústicos.”

Sobre a diferença entre os dois, Nancy ressalta que o isolamento acústico tem o objetivo de “barrar” a entrada e saída de ruídos de ambientes. “A absorção de adequar e equalizar a distribuição sonora pelo ambiente, em função de sua ocupação em uso. Ambos são importantes para o tratamento acústico, porque costumam ser complementares para o bom resultado final. O isolamento deve ser aplicado para evitar interferências entre ambientes ou áreas vizinhas. É importante ressaltar que, muitas vezes, a absorção sonora complementa o isolamento. A absorção sonora deve ser utilizada quando as fontes de ruído estiverem no mesmo ambiente que se quer tratar, normalmente em locais fechados. Dessa forma, é possível reduzir o ruído e melhorar as condições de comunicação. Às vezes, outros artifícios são utilizados para complementar o tratamento acústico.”

FONTES DE RUÍDO Nancy explica que ambos podem ser utilizados em quaisquer tipos de imóveis. “O mais importante é identificar as fontes de ruído e como estão se propagando, para que o tratamento acústico seja adequado. Para essa avaliação e recomendações, sugiro o contato com consultores de acústica, ou seja, escritórios de engenharia e arquitetura especializados nesse segmento”. A OWA Sonex é especializada em forros e revestimentos acústicos, oferecendo soluções eficazes de condicionamento acústico e redução do ruído em praticamente todos os ambientes, desde escritórios, salas de aula, teatros, auditórios, restaurantes, hotéis, estúdios de gravação e ginásios, entre outros.

Fonte: Estado de Minas, Lugar Certo

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.