Veja dicas para fazer um isolamento acústico residencial e evitar ruídos

Saiba identificar de onde vem o barulho e adote soluções para remediar o problema

Aproveitar o tempo em casa da melhor forma possível é o que muitos desejam. Com o aumento do trabalho home office, surge também o desejo de aprender a fazer um isolamento acústico residencial. E vamos ser sincero, impedir o barulho não ajuda somente no trabalho, mas também contribui para uma noite de sono mais tranquila.

As construções mais antigas, com suas lajes e paredes espessas, tinham ótimo isolamento acústico. Para reduzir custos, algumas empresas começaram a usar estruturas e divisórias mais finas e ocas, deixando o caminho livre para barulhos. Muitas vezes é possível ouvir o ruído da descarga do apartamento do lado ou a conversa dos vizinhos.

Só para você saber, em julho de 2013, entrou em vigor a NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece índices mínimos de isolamento para pisos, paredes, coberturas e fachadas de construções residenciais. As construtoras têm de contemplar o isolamento acústico. Mas o que fazer quando você mesmo constrói a sua casa?

Isolamento acústico residencial é possível

Para impedir qualquer tipo de barulho existem diversos meios. Se você reformar, existe diversos modelos de janelas, portas e porcelanatos que você pode apostar. Iremos explicar com mais detalhes abaixo. Mas, se o problema precisa ser solucionado de forma rápida e sem reforma, existem alguns truques que podem impedir os ruídos, inclusive o barulho do vizinho de cima.

Colocar cortinas em todas as janelas

O tecido tem a capacidade de absorver o som externo. Quanto mais grossa ela for ou mais camadas tiver, melhor para minimizar barulhos.

Espalhar almofadas e pufes pelo chão

Se você mora em apartamento e seu vizinho de baixo é barulhento, uma solução é espalhar almofadas, pufes e tapetes pelo chão, para que eles filtrem os ruídos. Além de ajudar da decoração, com certeza vai ser muito eficaz para seu conforto e sossego.

Adotar uma cabeceira de parede na cama

De tecido ou, ainda melhor, acolchoada, ela barra a entrada de sons de fora ou de apartamento vizinho.

Espalhar quadros pelas paredes

As molduras e as telas ajudam a amortecer os sons externos. As feitas com tecidos são ainda melhor!

Aplicar papel ou adesivo de parede

O adesivo ou o papel que for aplicado, se for grosso e possuir uma boa textura, podem ser muito úteis para diminuir o barulho. Eles funcionam como filtros para os sons que passam por ela e funcionam muito bem para as paredes que dividem a casa, como quartos e salas.

Invista em placas de Dry Wall

As placas de gesso laminado, chamadas de “dry wall” conseguem barrar até 30 decibéis. É o investimento mais alto desta lista, mas vale muito a pena para quem sofre com vizinhos barulhentos.

Se pensa em reformar, temos mais dicas para impedir o ruído dentro de casa

Para garantir uma casa silenciosa é bom pensar nisso durante a construção. Existem diversos materiais e componentes que absorvem o som ou impedem que os ruídos passem de um ambiente para outro, tais como paredes espessas ou com mantas de isolamento no seu interior, vidros duplos, portas e janelas com boa vedação, entre outros.

Exemplo: problemas de reverberação do som (eco) podem ser resolvidos com mudanças na decoração. Vale incluir tapetes, painéis de madeira, poltronas e cortinas. Quanto mais lisa e dura a superfície mais o som reverbera. Então use materiais felpudos e macios para absorver o som.

Portas e janelas bem vedadas ajudam a fazer isolamento acústico residencial

Onde entra ar, entra som. Para vedar melhor a entrada do barulho, uma solução é trocar as portas e janelas por caixilhos acústicos feitos normalmente de PVC ou alumínio, e compostos por vidros duplos ou triplos, que não deixam o ruído externo passar. Só que estas janelas tem um custo muito mais alto que as comuns. Escolha bem onde comprar e preste atenção se o produto realmente oferece a vedação adequada.

Se a construtora entregou seu apartamento com as portas em madeira compensada oca, pense em trocar pelo menos a porta da frente por uma porta de madeira maciça, que é muito melhor para a acústica e para segurança.

Se a grana está curta você pode usar persianas em formas de rolo e cortinas com um tecido grosso, tipo linho ou veludo, que minimizam a propagação do som.

Quando o barulho passa pela parede – Paredes mais espessas, de tijolos maciços ou ocas – do tipo Drywall -, e preenchidas com revestimento acústico interno barram melhor o som. Mas se o ruído passa pelas paredes de fachadas e paredes internas, a dica é usar materiais como placas de lãs de rocha, revestimentos especiais, painéis de madeira, revestimento de gesso acartonado ou, mesmo, tapeçarias, que quando aplicadas sobre a parede melhoram o isolamento. Vale lembrar que não adianta ter uma parede com bom isolamento e uma janela deixa passar o barulho. Pense no conjunto!

O ruído que vem do piso – Você ouve o “toc toc” do sapato ou as patinhas do cachorro do vizinho que mora no andar de cima? Ou você não quer que o apartamento de baixo reclame dos mesmos barulhos? Os pisos frios, como os porcelanatos, provocam muito eco. O revestimento que melhor isola o som é o mais denso, como carpetes, tacos de madeira, mármores ou pisos vinílicos.

Se for construir ou reformar o piso pense em fazer o isolamento acústico corretamente. Antes de instalar o piso e depois do contrapiso aplique mantas acústicas sobre a laje. Depois instale o piso, os chamados pisos flutuantes, como os laminados e a madeira, que já têm opção de instalação com mantas acústicas.

Existem alternativas de manta para pisos cerâmicos e porcelanatos, como a de cortiça aglomerada, mas seu uso não é muito comum. Se a casa já está com o piso pronto, uma boa dica é usar tapetes, bem felpudos para reter o som.

Dá para melhorar o isolamento acústico residencial com forro – Telhado sem forro ou sem laje é barulho na certa! Se sua casa não tem laje, não deixe direto na telha. Você pode usar uma manta acústica entre a telha e o forro para minimizar a passagem do som. Também pode fazer um forro acústico, de madeira ou um forro de gesso triplo que isola como uma laje.

Se estiver em um apartamento – mesmo tendo laje – e quiser fazer isolamento acústico, você pode escolher usar forros acústicos Há diversos tipos com diferentes acabamentos. Os mais comuns são os tipos de fibramineral modulares, com vários modelos para colocar em sua residência.

Paisagismo como barreira – Vegetação densa e de diferentes alturas pode funcionar como uma barreira acústica em casas, assim como desníveis no terreno cobertos de gramas e vegetação.

Em apartamentos, os jardins verticais podem atenuar os ruídos. Só que as soluções com vegetação precisam de bastante espaço para formar uma massa densa. Não é qualquer arbusto que dá conta do recado. E cuidar da barreira vegetal requer cuidados na manutenção.

via revista.zapimoveis.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.