Apartamento no primeiro andar? Conheça as vantagens e desvantagens

Imóvel tem preço menor e facilidade de acesso, mas vista pode ficar comprometida

Se você conseguiu um apartamento no primeiro andar por um preço irresistível, não se abale com as críticas! Aliás, são muitas as vantagens – e uma delas é justamente o valor mais baixo dos imóveis em andares inferiores. Para quem ainda procura, veja o que dizem os especialistas sobre esse tipo de imóvel e faça a compra sem dúvidas.

“O acesso rápido ao apartamento no primeiro andar é ideal para quem não abre mão de se locomover com facilidade. Essa costuma ser uma condição muito atrativa para quem apresenta mobilidade reduzida, como pessoas com deficiência ou idosos”, opina a arquiteta Barbara Dundes.

 

Barbara cita, ainda, a facilidade para alugar ou vender como um diferencial para esses imóveis. Diferentemente da cobertura ou de residências nos andares superiores, o apartamento no primeiro andar tende a ser negociado de forma mais fácil. Atraí pessoas interessadas em uma negociação imobiliária econômica e acessível.

“Para o proprietário, é uma garantia de segurança para uma futura necessidade de venda ou locação. Além disso, alguns desses apartamentos trazem a sensação de uma casa, de um sobrado. A vista para a copa das árvores, com a possibilidade de ter esse contato mais próximo com a natureza, também é agradável”.

A arquiteta Patrícia de Palma, do escritório SP Estúdio, mora em um apartamento no primeiro andar. Diz que a facilidade no acesso é um ponto positivo, pela utilização das escadas. Além disso, estar na altura das árvores traz o verde para dentro de casa, garante ela, proporcionando mais tranquilidade nos ambientes.

“Hoje em dia muitos apartamentos novos de primeiro andar são gardens e possuem aquelas varandas ampliadas, que podem ser super bem valorizadas no imóvel. É preciso analisar caso a caso”, detalha a especialista, lembrando que a pressão da água é melhor nos andares mais baixos, dispensando bombas e garantindo conforto no banho.

Desvantagens do apartamento no primeiro andar

Claro, tem sempre os dois lados. O apartamento no primeiro andar é menos valorizado há muitos anos, mas já existe uma movimentação das construtoras, que pensam em outros atrativos para que esse cenário mude.

“Esses apartamentos ficam próximos às ruas e, consequentemente, aos ruídos, além de ser muito comum problemas de infiltração e iluminação em andares inferiores. Chegam a ser 20% mais baratos que os andares superiores“, explica o arquiteto Marcelo Rosset.

Outra questão que chama a atenção é a segurança. O apartamento no primeiro andar costuma ser mais vulnerável. Mas, claro, isso também depende de cada edifício. Ou seja, se tem portaria 24 horas, câmeras etc.

“Depende muito do apartamento e do entorno. Às vezes, optamos por telas de proteção nas janelas”, afirma a arquiteta Fernanda Sebrian do escritório AS Design Arquitetura.

Rosset ressalta que na hora de fazer um projeto de reforma para um apartamento no primeiro andar, é necessário pensar nas possibilidades de atrair o imóvel para uma futura venda.

 

“Nos últimos anos, tenho percebido apartamentos do térreo e do primeiro andar com áreas de lazer que, por vezes, incluem espaços onde se instalam churrasqueiras e decks de madeira. Além de projetos de paisagismo”, pondera o especialista.

Fonte: https://revista.zapimoveis.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.