Condomínios Horizontais x Verticais

A preferência das pessoas por condomínios, em vez de casas e apartamentos, é notável quando se fala em segurança residencial. Principalmente no Brasil, onde os índices de assalto e violência são altos, a segurança se torna um item de primeira necessidade para qualquer indivíduo. Em especial para famílias que têm crianças e querem que elas se desenvolvam sem riscos. Porém, mesmo optando por esse tipo de habitação, surge a dúvida: entre condomínios horizontais e verticais, qual é o mais seguro? Embora haja muita discussão sobre o real significado dos termos “horizontal” e “vertical”, aqui trataremos do entendimento mais popular e usual dessas classificações.

 

O termo vertical pode ser usado para informar que se trata de um edifício de apartamentos no formato de torre, que pode ser formado por apenas uma torre ou várias torres irmãs. É uma definição que serve como orientação no caso de venda ou de referência para quem compra um imóvel na planta, por exemplo. Já o condomínio horizontal é aquele onde as construções são feitas no plano horizontal ou uma ao lado da outra e não em cima da outra como acontece plano vertical. Em outras palavras podemos usar um termo mais popular que seria o condomínio de casas construídas no plano horizontal. Esse tipo de condomínio deve ficar cada vez mais restrito pois ele exige um terreno maior para a sua construção e com as limitações geográficas cada vez maiores, especialmente nas grandes cidades fica evidente que os condomínios verticais terão muito mais espaço do que os horizontais.

 

Seja vertical ou horizontal, os condomínios são em última instância uma sociedade formada por duas ou mais pessoas e toda sociedade tem conflitos de interesse, de valores, entre outros. Normalmente os condomínios são regidos por um contrato onde fica especificado os direitos e deveres de cada condômino e é administrado por uma empresa especializada em administração de condomínios. Também é necessária a eleição de um síndico que é responsável pela orientação, fiscalização e intervenção em eventuais conflitos. E seu papel é fazer valer o contrato e manter a boa ordem no condomínio.

 

Fonte: SeuCondominio

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.