Manutenção de gramados em campos de futebol dentro de condomínios

Para que os gramados fiquem bonitos, eles precisam de cuidados. Quando falamos daqueles que fazem parte de campos de futebol dentro de condomínios, então, a atenção deve ser redobrada, já que eles costumam ser movimentados e passam por bastante pisoteio.

Qual a importância?

A manutenção de gramados de futebol dentro de condomínios é imprescindível. É preciso que o gramado permaneça saudável, bonito e bem cuidado.

Por isso, estes gramados devem receber atenção especial, já que costumam ser utilizados com freqüência e por diversos grupos.

Manutenção de gramados em campos de futebol dentro de condomínios - Cascalheira Garden - Jardinagem e Paisagismo Camaçari

Quais cuidados?

Os cuidados com os gramados em campos de futebol se dividem em poda, irrigação, adubação, reparos, monitoramento e controle, além de manutenções periódicas.

Destacamos três aspectos que devem ser levados em consideração para a manutenção de gramados de futebol:

  • – O campo de futebol não deve ser utilizado durante a chuva ou após chuva intensa;
  • – O campo de futebol deverá ser utilizado, preferencialmente, somente aos finais de semana e feriados. O ideal é que não sejam realizadas mais do que duas partidas de 2h de duração por dia;
  • – Recomenda-se a utilização, preferencialmente, de chuteiras society ou de travas baixas e com bordas arredondadas, para que a grama não seja tão prejudicada.

Como cuidar: Irrigação

A irrigação dos gramados deve ser feita, preferencialmente, de modo automatizado, com intervalos que variam de acordo com o clima. Durante o verão, época de temperaturas intensas e sol presente praticamente de forma diária, o ideal é que a grama seja irrigada frequentemente, pelo menos uma vez ao dia.

Já durante o inverno, o intervalo entre as irrigações pode ser maior. Importante lembrar: o gramado nunca deve ser encharcado.

Manutenção de gramados em campos de futebol dentro de condomínios - Cascalheira Garden - Jardinagem e Paisagismo Camaçari

Como cuidar: Controle de pragas

O controle de pragas se dá principalmente com a inspeção, que deve ser frequente e realizada por um profissional qualificado para a função. É por meio de inspeções periódicas que possíveis pragas e ervas daninhas podem ser identificadas e tratadas a tempo.

O recomendável é que o campo tenha um cronograma específico voltado às atividades de manutenção. Desta forma, o controle é maior e o seu gramado corre menos riscos.

Cuidados com o sol

Os campos de futebol costumam utilizar a grama esmeralda, uma planta resistente e que precisa de muita iluminação, já que não se desenvolve em locais com pouca luminosidade. Mas é bom ter cuidado com os excessos.

Uma boa sugestão é irrigar a grama sempre aos finais de tarde, quando o sol está ameno, o que evita que o gramado seja queimado pela forte luminosidade.

Fonte: Cascalheira Garden

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.