Conheça 8 dicas infalíveis para dona de casa iniciante

Veja o que fazer para organizar e para não ficar perdida com as tarefas do lar

dona de casa

Algumas mulheres sonham casar e ter uma família, outras  têm o sonho de morar sozinha.  O começo da vida de dona de casa, porém, pode ser difícil. Às vezes por falta de experiência ou até mesmo por não saber resolver algumas situações domésticas.

Para ajudar as moças e as donas de casa de primeira viagem, conversamos com as personal organizers, Ivana Portella e Priscila Sabóia, da empresa Seja Personal Organizer, para recomendar algumas dicas matadoras. As ideias ajudam na organização da casa e, com o passar do tempo, as coisas vão ficando mais fáceis e naturais.

Aquela tradição da mulher casar sabendo fazer de tudo e dos homens esperando a dona de casa perfeita ficou no passado. “O mundo mudou muito e hoje, tanto o homem quanto a mulher, trabalham para sustentar a casa. Por isso é essencial que as tarefas sejam divididas entre todos, inclusive as crianças”, ressalta Priscila.

Veja abaixo oito dicas essenciais, dadas por Ivana e Priscila, para começar uma vida mais tranquila:

Desapegue

Essa dica vale para todas as pessoas. Não tenha nada que você não precise ou não use. Todo acúmulo gera bagunça. Essa bagunça precisa ser administrada. Então, pra você que está começando, já comece bem.

coisas velhas

Nunca deixe acumular

Para ajudar nessa hora, vale a regra também de ter só o que precisa. Cuidado para não deixar 17 copos disponíveis, pois você pode cair na besteira de usar todos antes de resolver lavar. Isso serve pra todos os outros ítens, também.

louça acumulada

Tenha ferramentas

Tenha algumas ferramentas e saiba fazer pequenos reparos. Trocar uma lâmpada, aparafusar a portinha do armário ou até mesmo lubrificar as dobradiças para não ranger a porta. São coisinhas bobas mas que normalmente quem vem da casa dos pais não está acostumado a fazer. Portanto, mãos a obra.

Ferramentas são objetos importantes para reparos simples

Contas organizadas

Mantenha suas contas organizadas e em dia. Muitas vezes vemos novas donas de casa mal orientadas em relação às finanças da casa. É importante que você tenha um controle disso para não correr o risco de ficar sem luz, por exemplo, por falta de pagamento.

Organize suas contas para não se perder

Roupas

As roupas não se lavam sozinhas e você verá como gasta muita roupa quando começar a cuidar das suas. Deixe acumular uma quantidade razoável para encher sua máquina, mas não misture cores escuras com claras.

Cuidado com a quantidade e o tipo de sabão, amaciante ou alvejantes que vai utilizar. Dê uma lida no manual para maiores informações sobre o seu modelo de máquina.

cesto de roupas

Oriente a empregada doméstica

Explique para ela como você quer ou como gosta que as coisas sejam feitas na sua casa. Ninguém é obrigado a saber qual é a sua preferência. Basta explicar e treiná-la para que as coisas funcionem. Se você não souber como fazer, chame uma profissional para ajudar com essa tarefa.

empregada doméstica

Enxoval

Há algum tempo era muito comum que lojas tivessem listas com a quantidade de roupa de cama, mesa e banho que você precisava. Hoje em dia as coisas são mais práticas e vamos logo dar a dica: bastam quatro jogos de cama (para cada cama da casa) e 4 jogos de banho para cada pessoa. Afinal, dá tempo suficiente de usar, lavar e voltar pro lugar.

enxoval

Supermercado

É muito difícil no começo desse entendimento da casa você acertar a quantidade de coisas que você deve comprar no supermercado. A dica é: use sempre uma lista, não vá ao supermercado com fome e, na dúvida, compre menos para não jogar comida fora. Aos poucos você vai identificando o quanto gasta exatamente na sua casa.

supermercado

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.