Imóvel dos sonhos: saiba como encontrar um perfeito para você

Buscar o imóvel ideal para morar é uma decisão importante e que envolve uma série de fatores. Não é para menos: é onde você irá passar a maior parte do seu tempo. Por isso, é importante que não seja simplesmente um bom imóvel, mas sim o imóvel dos sonhos!

Para fazer uma boa escolha, portanto, é preciso que você fique atento a alguns detalhes. Planejar essa mudança com cuidado e ter em mente suas necessidades são um dos primeiros passos para uma boa negociação.

Mas como começar a avaliar a infinidade de imóveis que hoje se encontram disponíveis no mercado? Não se desespere! Para ajudar você nessa empreitada, preparamos esse post com tudo o que você deve avaliar na hora de escolher a casa ou apartamento que sempre quis. Confira!

Veja quanto você poderá gastar por mês

Antes de iniciar uma busca pela internet sem critérios, é importante que você faça um levantamento de quanto poderá gastar com o novo imóvel. Isso vai evitar frustrações e arrependimentos após a negociação.

Veja a quantia que pode gastar com as parcelas do financiamento ou com o valor mensal do aluguel. Também não se esqueça de contabilizar taxa de condomínio, quando houver, e o valor do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

Para você não passar apertos, existem algumas calculadoras de financiamento. Essas ferramentas permitem que você saiba quanto pagará de entrada e quais os valores das parcelas. Dessa forma, você consegue pagar tudo em dia com tranquilidade e sem fazer muitos sacrifícios.

Analise suas prioridades

Agora que você já sabe o quanto pode investir no novo lar, é hora de tornar bastante objetiva sua descrição do imóvel dos sonhos.

Faça uma lista com o número ideal de cômodos para que você viva com conforto e não se esqueça de prestar atenção às vagas de garagem. Se você não abre mão de um quintal, por exemplo, é importante que isso conste na lista para evitar que você fique desapontado após a assinatura do contrato.

O ideal, nessa etapa, é ver tudo o que você planeja ter na sua próxima moradia para filtrar as opções disponíveis. No entanto, procure ter um pouco de flexibilidade nos critérios para facilitar a busca.

Escolha os bairros ideais do seu imóvel dos sonhos

O bairro é um dos fatores mais determinantes na escolha do imóvel. Além de estar diretamente ligado ao seu valor, a região escolhida ainda contribui para uma vida mais tranquila.

Faça uma lista dos bairros mais próximos ao seu trabalho ou à escola dos seus filhos. Isso vai evitar que você passe horas dentro do carro ou do transporte coletivo. É necessário, ainda, que a região conte com boa infraestrutura, como iluminação pública, serviços e comércios próximos e vias de acesso facilitadas.

Caso já conheça bem a cidade e tenha um bairro de sua preferência, não deixe de listá-lo. Estar familiarizado a uma região pode deixar você mais confortável. Mesmo assim, é importante não se limitar a um único bairro. Você pode se surpreender ao conhecer novos lugares.

Avalie a segurança das regiões

Na hora de escolher o imóvel dos sonhos, não deixe de gastar um tempinho avaliando a segurança do local. A criminalidade tem sido uma das maiores preocupações dos brasileiros e, por isso, é essencial que você entenda a dinâmica do bairro, como é o dia a dia da região e se há grande incidência de assaltos, invasões etc.

Uma dica é você fazer uma visita ao bairro em diferentes horários, inclusive durante a noite. Dessa forma, você consegue sentir o clima da região, verificar se as ruas são iluminadas e se existem pontos desertos que exigem atenção redobrada.

Além da segurança externa, é importante averiguar se o imóvel conta com ferramentas de segurança. Condomínios, por exemplo, costumam oferecer controle de acesso interno durante 24 horas e monitoramento por câmeras. Conhecer esses detalhes podem fazer você dormir mais tranquilo e garantem a segurança da sua família.

Faça visitas criteriosas aos imóveis

Visitar um imóvel é uma etapa que acaba sendo negligenciada. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer! Analisar a casa ou apartamento de forma detalhada pode fazer com que sua escolha seja mais acertada, reduzindo as chances de arrependimento.

Já imaginou você fechar negócio e descobrir que sua cama não cabe no quarto principal? É essencial que você realize visitas munido de trena ou fita métrica. Assim, você consegue avaliar se os móveis que já tem ficarão bem distribuídos no novo imóvel.

Observe com detalhes se as paredes apresentam problemas de estrutura ou se há manchas que indiquem a presença de mofo. Em geral, esses danos são causados por problemas hidráulicos que podem lhe custar caro após a negociação. Tenha a mesma atenção à parte elétrica e observe bem a caixa de energia.

Faça uma pesquisa em portais de confiança

Para facilitar sua busca, uma dica é você contar com portais de classificados de imóveis. Esses buscadores online têm uma infinidade de opções de propriedades para que você escolha o ideal para você e para sua família.

Sites especializados em imóveis têm grande variedade e atende quem busca uma opção para comprar ou alugar. Muitos deles, ainda, concentram as opções das principais imobiliárias da sua cidade. Assim fica muito mais fácil achar aquele cantinho especial em um único lugar e com toda a segurança.

Outra vantagem de recorrer aos buscadores online é que existe um critério para anunciar, ou seja, você garante uma negociação segura, sem fraudes e sem dores de cabeça.

Fonte: https://www.imovelweb.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.