8 inspirações para decorar a cozinha com economia

Segredinhos ajudam na hora de economizar

Muita gente até pode pensar que decoração exige muito e custa caro. Se o orçamento permitir, é claro que alguns itens para casa podem ultrapassar os limites de preços convencionais, mas isso não quer dizer que quem precisa economizar não pode aproveitar os acessórios decorativos que existem por aí.

Em tempos de crise, é possível ser criativo e a pluralidade de ideias e inspirações possíveis para decorar todos os cantinhos da casa estão em qualquer lugar. Confira algumas dicas selecionadas pelo Montacasa para deixar a cozinha decorada com itens simples e que não vão pesar no bolso.

1. Quadros para a decoração de cozinha? Pode sim!

quadro_cozinha

Você até pode torcer o nariz para esta ideia, mas os quadros já ultrapassaram os limites das salas e quartos há muito tempo. Tanto que hoje em dia, empresas especializadas neste tipo de item decorativo fazem questão de ter uma linha especial para cozinhas, com frases, ilustrações e fotos com temáticas da culinária. Não é necessário encher a cozinha de quadros, pois três ou quatro peças já fazem toda a diferença no espaço.

2. Flores e hortas

horta_cozinha

Hortinhas, além de funcionais, são ótimas também para decorar. Que tal investir e cuidar de uma mini-horta e fazer com que ela se sobressaia no ambiente, trazendo aquele ‘quê’ de natureza para a casa? A arquiteta Tatyana Muller, da Grafo Arquitetura, salienta, porém, a importância de cultivar estas plantinhas no lugar certo. “É possível cultivá-las em espaços reduzidos, mas alguns quesitos são imprescindíveis, como procurar montar os vasinhos ou cachepôs perto de aberturas para que recebam iluminação natural na maior parte do dia – de 3 a 4 horas – e com ventilação constante, para que o ambiente não se torne uma estufa”, conta a profissional.

Outra opção é apostar em arranjos florais criativos, um vaso bacana ou mesmo uma pequena coleção de vasinhos fofos e que vão deixar a cozinha mais colorida e viva. A arquiteta Tatyana Muller até dá ideias bem legais. “As hortas internas podem ser plantadas em latas, revitalizadas ou antigas, dando um ar mais vintage ao ambiente ou plantadas em utensílios, como chaleiras, bules e canecas, fazendo referência à decoração industrial.

Também podem estar em vasos fixados na parede ou sobre um peitoril de uma varanda ou janela. Caixas de madeira também podem se transformar em cachepôs bem interessantes. Outra ideia é pintar o vaso ou cachepô com tinta de quadro negro e escrever o nome do tempero à giz”.

3. Adesivos para decorar cozinha

Adesivos_Cozinha

Os adesivos são versáteis e podem ser colocados em diferentes cantinhos da casa. Na cozinha, há modelos temáticos lindos que muitas vezes imitam revestimentos como pastilhas e ladrilhos hidráulicos. Só atenção na hora de comprar os adesivos para cozinha: perceba a qualidade e durabilidade do produto, pois o ambiente com a sua umidade natural pode danificar o adesivo em pouco tempo.

4. Uma cozinha cheia de luz

luz_cozinha

A luz tem o poder de transformar um ambiente e na cozinha não seria diferente. Nestes ambientes, a arquiteta Tatyana Muller nos conta que há dois tipos de ‘linguagens de iluminação’ diferentes: a funcional e a decorativa. A funcional, como o próprio nome sugere, é aquela que vai ajudar a cozinhar de fato, atendendo suas necessidades visuais, como, por exemplo, as lâmpadas fluorescentes.

Já a iluminação decorativa é aquela que, mais do que iluminar, chama atenção pelo design e complementa a decoração de cozinha – como é o caso dos pendentes – que a arquiteta sugere, inclusive, que estejam localizados sobre uma bancada e com direcionamento focal.

“O fator mais importante na iluminação da cozinha é que deve haver um equilíbrio entre a natureza funcional e as luzes decorativas. Se a cozinha tem um ambiente agradável é porque possui uma iluminação adequada ao uso, dimensionada corretamente, tendo relação direta com o tamanho do ambiente e cores dos móveis e revestimentos”, salienta a arquiteta Tatyana Muller.

5. Menu e outros recadinhos na parede

recado_cozinha

A tinta lousa está se tornando a queridinha da decoração e não só casas, mas empresas como restaurantes apostam nesta ideia para ter uma decoração personalizada e mutável. Como fazer? Você mesmo pode pintar uma parede da cozinha inteira ou metade dela a fim de dar um toque diferente.

Como estamos falando de uma tinta escura, preste atenção para não exagerar, pois a tinta lousa pode dar aquela sensação de que o espaço é menor do que é, e isto não é nada legal quando a cozinha é pequena. Na dúvida, pintar um cantinho apenas já está mais do que suficiente.

6. Utensílios visíveis

utensilios_cozinha

Outra tendência legal para a decoração de cozinhas é tirar os utensílios dos armários e deixá-los expostos, sejam em cima dos mobiliários, bancadas ou mesmo em suportes específicos para este fim. A inspiração livra os armários e você ganha mais espaço para guardar itens que realmente você quer deixar escondidinho.

Só atenção: a arquiteta Tatyana tem segredinho para não deixar a cozinha com aquele excesso informacional. “Para o ambiente não ficar com um aspecto de bagunçado, é essencial pensar numa composição de cores e formas, ou até mesmo concentrá-las em um único ponto, destinado à exposição das peças, como por exemplo uma estante específica, ou uma grade suspensa sobre a bancada central”.

Outra dica: caso você tenha uma prateleira, a mescla de livros de culinária e quadrinhos temáticos com os utensílios dão um charme a mais ao espaço.

7. Mobiliários mais moderninhos

moderno_cozinha

Se você já tem mobiliários o suficiente, mas quer dar uma cara nova a eles, o legal é apostar em uma pintura ou mesmo adesivos específicos para a madeira dos seus armários. Nichos e prateleiras também podem ser uma inspiração legal para quem quer espaço e aproveitar cada cantinho da cozinha com personalidade.

8. O que fazer se a cozinha é integrada?

A cozinha integrada com a sala dá aquela sensação de que o espaço é maior do que é de fato. Sem contar que a estrutura em si facilita e muito aquele bate-papo entre amigos que adoram se reunir para cozinhar e conversar.

Em casos em que a cozinha é separada de outro cômodo apenas por uma bancada, vale a pena fazer com que ambos os ambientes conversem entre si. Os quadros, já citados aqui por exemplo, podem estar ali entre a linha que separa os dois cômodos. Outra ideia legal e sutil é apostar em vasinhos coloridos na bancada que combinam de alguma forma com algum item do outro cômodo.

Em cozinhas integradas com lavanderias, uma ideia interessante é apostar numa semiparede de vidro sutil para permitir a livre transição entre os dois espaços e não fechar a cozinha e deixá-la menor por causa disso.
Quem ainda não tem uma cozinha integrada, é fato. Esta inspiração aqui é uma das que mais vai pesar no seu orçamento, devido a necessidade de quebrar paredes e contratar um serviço que monte a bancada para você, mas o resultado vale a pena, principalmente se a sua cozinha é pequena.

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.