Veja como usar peças vintage numa decoração moderna

Tendência recente no mercado, a decoração com peças vintage pode revolucionar um ambiente. Confira algumas inspirações para o seu lar a seguir!

O assunto decoração abre precedentes para diversas vertentes. Não há qualquer opinião que seja unânime nesse universo.

Para uma decoração criativa, é possível misturar elementos de gerações diferentes e conseguir um resultado harmonioso, afinal, usar objetos antigos em um ambiente moderno pode ajudar a personalizar uma decoração.

Sem contar as peças que carregam um sentimento, como móveis que pertenceram aos avós, tios, pais ou alguma outra pessoa querida.

Mas calma, se essa mistura te pareceu confusa e você não sabe como começar a misturar esses itens e criar uma decoração exclusiva, acompanhe nosso artigo! Trouxemos dicas valiosas e fundamentais para você entrar com tudo nessa tendência.

Madeira com toque de desgaste

Móveis rústicos possuem transmitem uma impressão vintage, pois dão a impressão de serem usados. Nesse caso, você pode usar móveis realmente antigos ou apostar em móveis novos feitos de madeira de demolição.

Outra dica legal é lixar a madeira para dar um efeito de desgaste e trocar puxadores atuais por peças antigas, esse pequeno detalhe fará diferença e dará charme ao móvel “novo”.

Pés de palito

Na década de 50 os pés de palito fizeram muito sucesso e estão de volta com tudo, afinal eles garantem o toque retrô. Aproveite para usar em sofás, poltronas ou mesas de centro.

Molduras barrocas

Você já deve ter visto em algum lugar aquelas molduras cheias de arabescos, certo? São as chamadas molduras barrocas, muito usadas em quadros, porta-retratos, espelhos e podem servir inclusive para decoração como a moldura pura e simples. Além do tom clássico que conferem ao ambiente, o efeito dessas molduras misturadas com peças modernas é incrível!

Aposte ainda em molduras barrocas para pôsteres de filmes antigos ou figuras abstratas e modernas, o contraste será interessante.

Ferro e porcelana

Usar peças de ferro valoriza muito a decoração vintage e essa valorização será ainda maior se o tom das peças for o tom natura, o de ferrugem. Vale a pena investir nessa ideia para colocar em lustres, arandelas, fruteiras, cantoneiras, maçanetas, vasos e etc.

A porcelana também é usada, principalmente as peças ricas em detalhes e com ares de louça antiga. Na cozinha vale a pena apostar em peças de louça e pratos pendurados na parede.

Peças icônicas

Pra quem quer optar por uma única peça de destaque para o ambiente, têm sempre aqueles objetos chave que trazem um aspecto vintage para a decoração, demos destaque a alguma delas:

– Vitrolas
– Vinil
– Aparelhos de rádio antigos
– Telefones com fio antigos
– Máquinas de escrever
– Livros antigos
– Candelabros e luminárias
– Malas antigas

Esses são alguns itens que podem se transformar com criatividade e ficam bem em qualquer tipo de decoração, independentemente do tamanho do espaço a ser decorado.

Estampas clássicas

Seguir padrões é algo extremamente vintage. Utilizar estampas floridas, abstratas, listradas, com formas geométricas, entre outras, podem e devem ser usadas para forro de sofá, poltronas, tapetes, almofadas e até cortinas.

Contraste de cores

Pense nas fotografias antigas de carros na rua… Era uma infinidade de cores que, com o passar dos anos e a modernidade, foram substituídos pelos carros quase sempre pretos, pratas e vermelhos.

Exatamente por isso, as cores vibrantes e a mistura delas remetem a uma decoração vintage. Quando misturadas a tons pastéis, aí realmente não há quem duvide do estilo de decoração refletido com o contraste daquelas cores.

Considere o uso de rosa claro, azul e verde bebê, azul turquesa e misture a tons vivos de vermelho, amarelo, dourado e etc. Vale lembrar que os tons pastéis combinam com os tons de marrom das madeiras.

Couro

Lembre-se dos sofás e poltronas antigos e reflita sobre o tipo de tecido usado para revesti-los, se você pensou no couro está correto. Aposte em poltronas e cadeiras revestidas de couro ou corino, os tons mais usados são pretos, marrom e caramelo.

Gostou das nossas dicas para compor uma decoração vintage e moderna ao mesmo tempo? Então vá atrás de lojas de antiguidades e garanta o uso de cristaleiras e escrivaninhas para ter um ambiente na moda.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.