Tem varanda? Veja como escolher os melhores materiais para o seu piso

A escolha do piso para a área externa deve ser feita com cuidado, por uma série de motivos. Confira nossas dicas a seguir para não errar!

Pode parecer uma tarefa fácil, mas a escolha do piso ideal para área externa não é tão simples.

Aliás, a escolha do piso para qualquer cômodo deve ser pensada de uma forma prática, afinal estamos falando de uma das primeiras escolhas da decoração de um espaço e nesse momento, devemos levar em conta a utilização dada para o ambiente.

Então se você está procurando informações sobre tipos de piso externo e outras dicas para escolher o piso da sua varanda, acompanhe os conselhos a seguir:

Antes da escolha:

Antes de iniciar qualquer escolha por um modelo ideal, é importante considerar alguns pontos da sua varanda, são eles:

– Circulação do local: Existem as novas varandas gourmet, as vezes acopladas a outros ambientes da casa. Isso faz com que a área seja usada para receber amigos, fazer aquele churrasco no final de semana, entre outras atividades.

Com isso, algumas varadas chegam a abrigar churrasqueira, sofá, minicozinha e até jardim, logo é preciso levar esse conjunto de dados em conta na hora de escolher o piso e selecionar um pavimento resistente, que possa receber o alto fluxo de pessoas e ainda possa aguentar o peso desses móveis sem prejudicar o material.

– Exposição a fatores naturais: Dependendo do tipo de material do piso escolhido, a incidência do sol e da luz natural pode causar machas, além disso, se a área fica exposta a chuva, o piso deve ser preparado para isso, ou você terá que fazer a manutenção e até a troca muito mais cedo do que o desejado.

Essa questão é muito importante e deve ser bem avaliada principalmente para quem tem uma varanda descoberta. A varanda sem cobertura deixa tudo muito mais exposto.

– Umidade local: É comum manter jardins em varandas e com isso a umidade do local tende a ser mais alta, o piso correto para quem tem uma varanda desse tipo são os mais resistentes a água.

– Família com ou sem crianças: Além da questão da segurança do local, com o uso de redes de proteção e etc. Para quem possui crianças em casa, a escolha do piso deve levar em conta as brincadeiras e possíveis quedas que possam acontecer.

– Presença de animais domésticos: Animais domésticos costumam ter brinquedos e fazer sujeira, a opção deve ser por um piso de fácil limpeza.

– Uso da varanda: Pode ser que sua família não tenha o hábito de receber muitos amigos e a varanda seja utilizada apenas para aquele descanso pós almoço, um local para ler um livro ou para ver o movimento da rua. Independente do uso, as atividades realizadas no local devem ser levadas em consideração para a escolha do piso.

Esses são apenas pontos básicos de atenção que devem ser levados em consideração, obviamente após essas definições é preciso verificar questões de durabilidade do piso, escolha do estilo, entre outras coisas.

Agora que você já sabe os pontos mais importantes para refletir na hora de escolher seu piso, vamos saber um pouco mais sobre os revestimentos para área externa existentes no mercado Acompanhe!

Tipo de piso para área externa:

– Piso cerâmico: As opções mais comuns para assentar em varandas ou uma área de lazer com churrasqueira. Esse tipo de piso é resistente, possui alta durabilidade, não pede muita manutenção e é extremamente fácil de limpar.

Existem opções com textura e granilha, os chamados antiderrapantes, ideais para quem tem criança e quer evitar quedas durante as brincadeiras e até na hora da limpeza. A cerâmica possui alta variedade no mercado e acaba sendo a opção mais comum para varandas.

Os pisos em cerâmica são classificados de acordo com o PEI de cada peça. Antes de efetuar a compra, verifique qual o PEI da cerâmica, quanto maior ele for maior será a resistência e a durabilidade do mesmo.

Em áreas externas é comum o uso de cerâmicas com PEI 4 ou 5.

– Porcelanato: Apesar de muito utilizado para salas e outros cômodos internos, o porcelanato pode ser aplicado em ambientes externos, assim como a cerâmica. O ideal é o uso de porcelanato acetinado.

Esse tipo de porcelanato possui um acabamento fosco e por esse motivo se torna ideal para ambientes mais rústicos. O porcelanato também é muito utilizado devido à alta durabilidade que oferece.

– Ardósia: A ardósia é o revestimento perfeito para quem tem área descoberta, exposta a chuva, ou que possui umidade no local, já que ela é resistente à água.

Porém, a ardósia exige um cuidado especifico na hora de efetuar a limpeza, pois pode ficar manchada facilmente. Não é recomendada para quem tem animais domésticos que utilizem o espaço para brincar ou fazer suas necessidades.

Além desses três tipos de revestimento, os mais usados em varandas, é possível também utilizar pedra ou madeira. Para entender mais sobre as diferenças entre cada tipo de revestimentos leia nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

E continue acompanhando nossos artigos com mais dicas de decoração para ambientes internos e externos, em qualquer fase da sua construção ou reforma.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.