Tudo o que você precisa saber sobre locação de garagem em condomínios

Se você tem um apartamento com garagem e deseja alugá-la para outros, não deixe de conferir neste artigo como funciona a regra para locação.

Algumas propriedades não dispõem de vagas de garagem e isso pode ser fator determinante para moradores na hora de fechar negócio. Muitas vezes, para não perder um bom preço, os clientes topam ficar sem vagas, mas a longo prazo se arrependem devido ao receio de deixar o carro na rua ou até mesmo se a oportunidade de comprar um carro surja nesse meio tempo.

Quando isso acontece, o morador tende a procurar uma vaga dentro do próprio condomínio para alugar com outro residente do prédio, mas essa prática precisa respeitar algumas regras. Muitos condomínios não se opõem a isso, tornando viável conseguir uma vaga sem grande dificuldades. Ainda assim, tomar certos cuidados jurídicos é uma forma de evitar problemas no futuro.

Os tipos de vagas podem variar entre indeterminadas: quando não existe local fixo para estacionar e a lotação é preenchida de acordo com a ordem de chegada dos automóveis, e determinadas: quando existe local fixo demarcado para o proprietário, constando até mesmo na escritura do imóvel.

No segundo caso, o dono da vaga pode até gerar um contrato de locação do espaço para outro morador.

No caso de confecção de contrato, o mesmo deve conter algumas informações como endereço e localização da vaga, finalidade da locação, valores acordados considerando possíveis cobranças de juros ou multas, se houverem atrasos nas mensalidades, e por fim, os dados de ambas as partes envolvidas na negociação.

Caso deseje, o proprietário da vaga poderá também exigir uma cópia do documento do automóvel do solicitante da vaga.

É importante atentar-se na hora de fechar negócio com o tamanho das vagas. Embora não pareça, elas possuem tamanhos diferentes, variando entre P, M e G. Se o seu veículo for um carro popular, a vaga P pode atender às suas necessidades sem grandes problemas, já no caso de carros maiores como SUVs, pode ser necessária a locação de uma vaga um pouco maior.

Se você é quem está alugando uma vaga para outros, é possível realizar um cálculo prévio para avaliar se o que você vai cobrar por uma ela é um valor justo.

Usar de referência 1% do valor pago pelo espaço é uma boa forma de começar essa conta, mas você poderá também estimar valores com base no preço praticado no condomínio, manutenção do ambiente e localização da vaga. Se a sua vaga possui depósito para ferramentas ou espaço é fechado o valor final poderá ser maior devido a esses diferenciais que a maior parte das vagas não possui.

Para evitar dor de cabeça, é importante sempre comunicar ao síndico as mudanças que você deseja realizar nas vagas, como por exemplo, adicionar uma cobertura para chuva e etc. Além disso, é importante entender a finalidade de quem quer alugar a sua vaga, pois nem sempre os condomínios permitem o uso das mesmas para guardar coisas diferentes de automóveis.

Outro ponto delicado e que deve ser questionado antes é a possibilidade de lavar o automóvel na vaga. Geralmente toda a manutenção e limpeza feita no carro deve ser realizada com o mesmo fora da vagas para não causar incômodos para outros usuários do condomínio.

Certifique-se de todos esses pontos na hora de alugar a sua vaga ou enquanto você procura uma para alugar. É de responsabilidade do ocupante da vaga zelar pelos seus pertences pessoais, evitando deixar coisas dentro do veículo nas áreas coletivas com grande fluxo de pessoas circulando.

Por fim, entenda sempre o regulamento do seu condomínio e respeite as regras para melhor convívio com outros moradores. O regimento interno é a melhor diretriz para transmitir segurança na hora de alugar um espaço dentro do condomínio. Procure o seu síndico e converse para saber mais (;

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.