Comprar imóvel na planta: entenda mais sobre esse investimento

Está na dúvida de qual tipo de imóvel comprar, seja para morar ou para investir? Nós te ajudamos esclarecendo um pouco mais sobre imóveis na planta!

Comprar imóvel na planta ou  pronto? Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas que estão buscando realizar o sonho de comprar um apartamento novo. Pensando nisso, a Emplavi preparou esse blog post para sanar possíveis dúvidas e ajudá-lo nessa importante jornada, apresentando as vantagens e os pontos de atenção que devem ser levados em conta na hora de comprar um imóvel na planta.

Mas o que é um “imóvel na planta”?

O chamado “imóvel na planta” é, na verdade, um termo popularmente  utilizado no mercado imobiliário em geral, para definir a modalidade de compra de imóveis adquiridos junto à uma construtora ou incorporadora.

A incorporação imobiliária, no direito brasileiro (Lei 4.591 de 16/12/1964), é o nome dado ao conjunto de atividades exercidas com a finalidade de construir ou promover a construção de edificações ou conjunto de edificações, bem como a sua comercialização, total ou parcial, compostas de unidades autônomas que, em seu conjunto, formam um condomínio.

Uma incorporação imobiliária é, portanto, composta por 03 elementos essenciais :

O Terreno: a área destinada à construção do empreendimento;

A Incorporadora: em geral , a empresa que se responsabilizará pelo planejamento, gestão e entrega, dentro de prazo, preço e condições determinadas, das obras concluídas, aos futuros moradores adquirentes das unidades autônomas.

A Construtora:  Responsável pela execução do projeto dentro das condições e prazos estabelecidos pelo contrato de Incorporação.

Uma vez atendidas as normas previstas em lei , a aprovação do projeto junto aos órgãos competentes e o devido R.I –  registro do memorial de incorporação junto ao cartório de registro de imóveis, a Incorporadora já poderá comercializar as unidades autônomas do empreendimento, por meio de contrato de promessa de compra e venda, dando início também às obras que , ao final do prazo estabelecido, deverá ser entregue aos devidos proprietários, que  formarão o  condomínio do empreendimento.

Mas afinal, qual a vantagem de comprar imóvel na planta?

À primeira vista, comprar imóveis na planta pode não parecer a melhor das ideias. Muitas dúvidas e insegurança quanto ao futuro da economia, à idoneidade das empresas envolvidas ou mesmo desconhecimento em relação ao processo de aquisição, documentação, além da sensação de estar comprando “apenas um sonho” , podem desanimar o comprador na hora de decidir por essa modalidade. No entanto, comprar um imóvel na planta pode se tornar um excelente negócio e muitas vezes, a única opção de compra para quem deseja viver e morar no lugar que sempre sonhou. Essa experiência, quando bem planejada e orientada, pode ser muito vantajosa e plenamente bem sucedida.

Conheça agora algumas dessas vantagens e comece a sonhar com a sua nova vida no imóvel que sempre desejou.

Planejamento , flexibilidade e maiores descontos na compra

Uma das principais vantagens de se comprar um imóvel na planta é a possibilidade de se planejar os pagamentos com maior tempo e menor comprometimento da renda mensal, uma vez que o plano de pagamento dos valores referentes à captação de recursos, durante o período de obras,  podem ser feitos mensalmente, intercalado com parcelas semestrais e anuais, ao contrário do que acontece com imóveis prontos, cujo pagamento deverá ser integralmente pago à vista ou através de um financiamento imobiliário, o que pode dificultar ou praticamente inviabilizar a compra, dependendo do perfil de renda ou mesmo do montante necessário para a entrada do imóvel, que em geral , pode variar entre 20% a 30% do valor integral do imóvel pretendido.

Além disso, a negociação do imóvel na planta é mais flexível e pode ser ainda mais vantajosa quando o montante de recursos a ser aportado pelo comprador no sinal, ou mesmo durante o período de obras, é maior do que o valor mínimo previsto pela tabela padrão da unidade pretendida.

Assim, quanto mais recursos o comprador aportar na entrada ou durante a obra, maior poderá ser o desconto proporcional, oferecido pela Incorporadora por essa antecipação.

Mais economia e avanços tecnológicos em projetos inovadores

Comprar um imóvel na planta pode ser a melhor solução para quem pode esperar e perfeito para famílias que não tenham a necessidade de se mudarem de imediato para o imóvel e que estejam dispostas à fazerem um investimento a médio prazo com mais tempo para planejarem a compra.

Não ter despesas extras com manutenção é mais um fator decisivo para essa escolha e um benefício a ser levado em consideração na hora de se pensar em comprar imóvel na planta, uma vez que o futuro morador não precisará se preocupar com infiltrações no andar de cima, encanamentos antigos, sistemas elétricos que requerem manutenção e outras avarias precisando de reparos.

Quando o empreendimento sair da planta e se tornar realidade, ele será revestido de materiais novos, modernos e de qualidade.

Aliás, a superioridade qualitativa e as inovações tecnológicas que vão sendo incorporadas a cada novo projeto de imóveis na planta constituem outro fator muito importante a ser levado em conta pois são diferenciais que vão agregando maior valor ao imóvel além de proporcionar mais conforto e facilidades aos futuros moradores.

No entanto,  é imprescindível que juntamente com o planejamento e a decisão de compra, o padrão construtivo e a solidez e segurança da empresa responsável pela incorporação e construção sejam minuciosamente pesquisados afim de garantir que tudo que foi prometido em contrato, bem como , no Memorial descritivo registrado pela empresa, seja de fato entregue.

Personalização: maior poder de escolha e versatilidade nos projetos

Falando ainda sobre projetos e inovações , outro grande benefício da compra de imóvel na planta é a personalização. Em muitos casos é possível, junto à construtora, alterar alguns formatos do apartamento pretendido. Comprar imóvel na planta traz opções de reversibilidade e você pode deixar o apartamento dos seus sonhos do jeito que você sempre quis.

O Preço e valorização de imóveis na planta

A melhor notícia, no entanto, ainda pode estar por vir: a valorização que o imóvel na planta pode ter durante o período de obras.

Muitos são os fatores que podem acelerar essa valorização, tais como localização, tipologia, padrão e diferenciais construtivos, itens de lazer , vizinhança, bem como as variáveis econômicas e de mercado que estão sempre impactando positivamente o mercado imobiliário, sobretudo em momentos de estabilidade econômica , com juros baixos, crédito imobiliário mais acessível, controle inflacionário e aumento da demanda por imóveis novos.

Dentro desse contexto, depois de pronto, o imóvel na planta poderá acumular uma valorização superior se comparado aos valores desembolsados pelo investidor durante o período da construção, uma vez que esses valores estão sujeitos apenas às variações do índice setorial (INCC) que , na maioria das vezes, não acompanha a valorização que o imóvel agrega no mesmo período.

Um exemplo disso é o novo bairro de Brasília, o Setor Noroeste, que atualmente é o bairro com o maior potencial de valorização nos próximos anos, uma vez que a demanda para esse que é o  primeiro bairro ecológico do Brasil é cada vez maior e , o valor do m² ali , ainda está 20% abaixo dos outros bairros nobres do Plano Piloto, indicando iminente valorização.

No entanto, é importante ressaltar mais uma vez que, a solidez e a segurança de se investir em um empreendimento de uma empresa idônea, poderá ser decisiva  para esse ganho.

Mais Segurança e menos burocracia

Mais um ponto positivo para comprar imóvel na planta é ter mais segurança e menos burocracia a vista. Isso acontece porque o empreendimento nunca teve outro proprietário. Sendo assim, a papelada e a documentação necessária para registrar o imóvel tende a ser mais rápida e simples.

A escrituração de um imóvel usado requer uma burocracia muito maior, tanto no âmbito jurídico, civil e criminal , quanto contábil. Não é raro negócios realizados em imóveis usados serem desfeitos na porta de cartórios por conta dessas exigências.

No entanto, vale ressaltar mais uma vez que independente da modalidade de compra ser a de um imóvel na planta , para garantir um bom negócio, é fundamental que o interessado em comprar imóvel na planta pesquise sobre a Incorporadora, a sua saúde financeira , seu histórico, as obras que já entregou e sobretudo  o compromisso que ela comprovou ter com os seus clientes e com a cidade no decorrer de sua história.

Finalmente, a compra de um imóvel na planta pode representar o maior e o mais importante negócio de uma vida inteira. É uma relação duradoura entre comprador e Incorporadora e que, portanto, deverá ser permeada de toda  confiança e segurança possível para o bom andamento dessa longa jornada até a realização do sonho de morar no imóvel da sua vida.

Sobre a Emplavi

Emplavi atua no mercado imobiliário em Brasília há 36 anos. Trabalhando para construir e comercializar imóveis que priorizam a segurança, o conforto e a qualidade de vida de seus clientes. Já são mais de 28 mil imóveis entregues no prazo nas melhores localizações do Distrito Federal.

Fundada em 1982, a empresa é o resultado de uma perfeita sintonia entre planejamento, gestão qualificada e processos construtivos de alto valor agregado. Conheça mais sobre a Emplavi aqui.

Ficou interessado em comprar imóvel na planta? Escolha um Emplavi

O novo ciclo de lançamentos Emplavi no último bairro a ser construído no Plano Piloto incluem 3 prédios de alto padrão. São eles: Jardins dos Lírios (apartamento de 02 quartos, sendo 01 suíte), Parque das Hortênsias (03 suítes) e Parque das Tulipas (04 suítes e opções de reversibilidade). Todos esses novos empreendimentos de alto padrão possuem localização privilegiada em um lugar perfeito para você e a sua família.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.