Seixo é a nova tendência de decoração

Já ouviu falar no Seixo? Saiba como usar essa nova tendência em ambientes internos e externos e decore de um jeito novo o seu lar.

Não há dúvida de que decorar ambientes, sejam eles em áreas pequenas ou maiores, dentro ou fora de casa, acaba virando um hobby. Pra quem busca novidades na área vamos falar sobre o uso de seixos na decoração e quais os tipos de seixo correto para cada ambiente.

Talvez você não esteja ligando o nome a “pessoa”, mas seixo nada mais é do que aquelas pedrinhas lindas e delicadas que geralmente são usadas para ornamentar jardins ou vasos de planta. No entanto, a nova tendência é usar seixos também na área interna do imóvel, além de encontrar outras utilidades para essas pedrinhas sem ser como revestimento de paredes, chão e etc.

Nosso artigo de hoje vai mostrar como aproveitar essa nova opção e deixar seus ambientes muito mais bonitos e agradáveis.

Tipos de Seixo

Os seixos são conhecidos também como pedrinha de rio, justamente pelo local em que costumam ser encontrados. Como estão sempre em locais molhados, possuem superfície lisa e formato arredondado devido a ação da água na rocha. Essas pedras são fragmentos de minerais ou rochas, geralmente quartzo.

Como são muito usados em paisagismo e construção civil, existem também os seixos artificiais, criados pela indústria. Geralmente a pedra usada para o seixo artificial é a dolomita.

Esse tipo de seixo artificial adquire uma forma arredonda através da rolagem em máquinas e passa a ser conhecido como seixo britado.

Como usar o seixo na decoração

O uso do seixo é bem diverso e pode ser aplicado de várias formas, em áreas úmidas, externas, internas e até soltos, sem a necessidade de revestimentos. Vamos destacar as formas mais usadas e outras possibilidades.

Parede

Uma das opções mais populares, o seixo em parede é usado das mais diversas formas. Em áreas externas pode ser apenas uma parede diferente ou fazer parte do jardim. É importante destacar que existem várias cores de seixos, mas por ser uma pedra natural, não são idênticas e as cores podem variar em seus tons. Mesmo o seixo artificial não tem sua padronização garantida.

Outro ponto importante é saber que quanto mais escura a pedra for, mais baixo será o valor cobrado por ela. Nessa foto externa, vemos o seixo usado como decoração de um jardim.

Piso

Não tão usual, o seixo pode ser usado em conjunto com outro tipo de piso. Na foto abaixo vemos o trabalho de decoração do seixo em conjunto com a madeira, sendo usado apenas na área onde a mesa está disposta. É claro que nesse sentido pode haver mudanças e o seixo pode criar desenhos no piso, ser usado apenas como detalhe em laterais e etc.

Uma dica importante sobre o seixo como piso é não o colocar em uma área tão grande, pois por ser irregular e causar dificuldades para andar devido ao seu formato desconfortável e também pode causar algum acidente por ser uma pedra lisa.

Para evitar esse tipo de acidente, cabe intercalar o seixo com outros tipos de materiais que o torne mais firme.

Cozinha

Um excelente exemplo de como o seixo pode ser aproveitado em ambientes internos e sem a associação com a natureza. A parede foi toda revestida de seixo e a cor (branca em sua maioria, mas com tons de cinza) acompanha a paleta do armário em tom cinza mais escuro e do cinza metálico da torneira e do relógio.

A questão aqui é a limpeza da parede, já que a cozinha é uma área que costuma acumular gordura naturalmente.

A limpeza não pede nenhum produto especial, apenas com água o seixo volta ao seu estado natural. Porém, como a cozinha acumula resíduos mais facilmente, o uso de esponja e sabão neutro associado a uma limpeza mais recorrente seja o ideal.

Banheiro

Existem duas opções para usar seixo no banheiro. Além da mesma receita da cozinha, sendo apenas uma parede diferente, o seixo pode ser usado como decoração para a pia. Nessa foto eles foram colocados soltos em uma pia de madeira com a superfície de vidro. O uso das pedras na cor branca combina com a escolha das louças também em cor clara.

Na foto foi usado apenas o seixo, mas se for uma casa pequena e o dono do imóvel queira ter um pedacinho de natureza na área interna, essa área seria perfeita para um jardim.

É claro que pela dificuldade de manutenção as plantas escolhidas devem ser aquelas que não necessitam de tantos cuidados, como as suculentas.

Jantar

Uma forma bem inusitada de usar o seixo, como decoração em mesas de jantar ou almoço ao ar livre. Imagine um casamento no campo, na praia e aquela mesa linda com o acabamento em seixo.

Nas fotos abaixo ele foi usado como detalhe no guardanapo, com opção lisa ou desenhada, e como decoração junto com as velas. Qualquer das opções deixa a mesa charmosa e de uma forma muito econômica.

Jardim artificial

Quer trazer um ar de natureza para dentro de casa, mas não tem tempo nenhum para cuidar de plantas, nem mesmo aquelas mais independentes? Olha essa ideia de como usar seixo na decoração.

Olhando rápido nem dá para perceber, mas não são cactos nesses vasos de planta. Aqui os seixos maiores foram pintados em tons de verde e substituem os cactos naturais, enquanto os seixos bem menores na cor branca fazem a função de segurar os “cactos” e embelezar o jardim.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.