Aproveitando os espaços: decoração para debaixo da escada

Grandes aliadas na decoração, as escadas podem transformar ambientes. E tem como decorar até mesmo debaixo delas. Veja como a seguir!

Decorar ambientes tem sido o novo hobby de muita gente, com o auxílio da internet é possível criar espaços e aproveitar locais que nós jamais pensaríamos em utilizar. Isso acontece muito com a escada.

Isso mesmo, esse espaço que deveria apenas servir para nos levar de um andar a outro da casa pode deixar de ser apenas um local de passagem e passar a ter outras funções se o dono da residência souber usar a criatividade.

Como hoje em dia as casas e apartamentos tendem a ser cada vez mais apertados e os novos imóveis em construção já chegam ao mercado em uma metragem menor, é preciso aprender a aproveitar os espaços que os imóveis possuem e utilizá-los da melhor forma possível.

Separamos algumas ideias que podem ser executadas facilmente e são capazes de transformar qualquer escada em um item da sua decoração.

1. Home Office

Já pensou em ter aquele cantinho de estudo ou trabalho, mas não tem um cômodo para isso e nem enxerga espaço no ambiente? Coloque-o embaixo da escada. Na foto que usamos para ilustrar essa ideia, podemos ver o quão simples é ter esse ambiente.

A mesa é uma prateleira extensa e larga que foi apoiada em um dos degraus. A extensão é perfeita para conter o básico: telefone, notebook, papel, caneta e espaço para se movimentar. Note que a altura é perfeita para colocar um armário abaixo da superfície da mesa.

O espaço pode ser delimitado com um papel de parede diferente, decorado com pequenos quadros ou conter um painel de avisos, vai da sua criatividade e necessidade.

2. Banheiro

Que tal um banheiro para as visitas? Como ele será apenas para uso de visitantes, não há a necessidade de incluir box com chuveiro, basta uma pia pequena, um vaso sanitário e um espelho. Ou seja, um lavabo.

Na foto abaixo podemos perceber que o espaço é pequeno, mas foi bem decorado e muito bem aproveitado. A porta acompanha a linha da escada e o ambiente interno pode ser decorado da maneira que o proprietário achar melhor.

Tenha cuidado apenas com ambientes úmidos, pois é quase certo que esse espaço não terá janelas.

3. Estante de livros

Talvez essa seja a forma mais conhecida de aproveitar uma escada. Usar o espaço abaixo para incluir prateleiras ou colocar um armário embutido para incluir livros. Na verdade, o espaço pode ser usado para qualquer objeto: livros, quadros, miniaturas, retratos e etc.

Se for de fato usar o espaço para livros, cuide para que não acumule poeira.

4. Jardim

Tem gente que não abre mão de ter um pouquinho da natureza dentro de casa, considerando que vivemos em um mundo com cada vez mais concreto, a ideia é perfeita.

Possivelmente o espaço não receberá iluminação natural, nesse caso prefira plantas que possam ser criadas a sombra. Lembre-se também de usar plantas que não necessitem de muita manutenção ou que não precise ser regada constantemente.

Afinal a escada pode se tornar úmida e o ambiente molhado pode causar problemas na residência.

5. Casinha do animal de estimação

É notório que os animais sempre estiveram presentes na vida de muitas famílias. No entanto, de alguns anos para cá, alguns casais até evitam ter filhos e preferem criar animais domésticos, tratando esses bichinhos como verdadeiros filhos e membros da família.

Com isso, aquela história do cachorro cuidar da casa e dormir no quintal já era. Agora eles vivem no mesmo ambiente que os donos e alguns até dormem na mesma cama.

Se você quer manter seu animal confortável e por perto, mas não gosta que ele suba em móveis, que tal usar o espaço da escada para criar o ambiente dele dentro de casa?

Na foto vemos que a escada obteve uma pequena abertura na parte de baixo e recebeu a decoração indicativa de que ali vive um animalzinho. O espaço interno pode ser preenchido com espumas, colchões vendidos em lojas especializadas e brinquedos para seus pets.

6. Bar

Ter um bar em casa também é uma ótima alternativa para usar o espaço da sua escada. Um pequeno balcão, duas ou três prateleiras, alguns bancos e está pronto um espaço onde suas visitas poderão se divertir.

Dividir seus convidados entre a sala, a cozinha e o bar pode ser uma boa pedida para uma recepção em casa, sem contar que o charme de um bar embaixo da escada seria uma atração à parte.

7. Organização

Coisas para se guardar e organizar em uma casa é o que não falta. A escada também pode ser usada para esse fim. Divida o espaço com quadrados e coloque caixas organizadoras ou cestas. Se a escada for próxima à porta, instale ganchos para que suas visitas possam pendurar casacos, bolsas, entre outros itens.

Nada impede que o espaço também receba algum item decorativo. Existem inúmeras outras possibilidades para aproveitar a escada em sua decoração, use sua criatividade e surpreenda a todos usando esse espaço de uma forma diferente.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.