Azulejos de cara nova: aprenda a pintar os azulejos da sua casa

Que tal renovar os azulejos da cozinha e do banheiro por conta própria e reinventar os ambientes? Aprenda a seguir com nossos parceiros do Habitissimo!

Não há como negar que os azulejos dão um toque especial ao ambiente e são quase indispensáveis na cozinha e no banheiro. Porém, com o passar dos anos, é natural que você acabe enjoando da aparência deles e nessa hora nem sempre é possível trocá-los.

Se isso está acontecendo em seu imóvel, não precisa se preocupar, pois existe uma solução simples e arrojada: pintar os azulejos.

Para lhe mostrar como fazer isso, nós elaboramos algumas dicas essenciais em parceria com o site Habitissimo, vale a pena conferir!

Tudo começa pela limpeza

Antes de iniciar a pintura dos azulejos, é fundamental que eles estejam devidamente limpos e secos. Para isso, uma boa esponja, um pouco de água, um detergente neutro e um desengordurante serão suficientes.

Nos rejuntes, é possível utilizar uma escova de dentes para facilitar a limpeza. Se o azulejo apresentar algumas imperfeições, utilize um pouco de massa acrílica para realizar pequenos reparos.

Quando a massa estiver seca, o que pode levar até 48 horas, utilize uma lixa de alvenaria para dar um acabamento melhor e finalize a limpeza com um pano seco para remover o pó.

Materiais indispensáveis

Atualmente é possível encontrar uma série de produtos destinados à pintura de azulejos que estão disponíveis nas lojas especializadas no assunto.

De uma forma resumida, podemos dizer que existem basicamente dois produtos: as tintas específicas para azulejos e as tintas epóxi. As duas opções apresentam como vantagens o fato de serem resistentes à umidade e poderem ser aplicadas diretamente sobre a superfície dos azulejos.

Para realizar essa aplicação, é recomendável utilizar um rolo de lã de carneiro e fazer os acabamentos com um pincel. Aplique a primeira demão de tinta, aguarde o tempo de secagem do produto indicado pelo fabricante, e finalize com a segunda camada do produto.

Criatividade é o segredo

O que não faltam são opções diferentes para você escolher a que mais lhe agrada na hora de pintar os azulejos. Para acertar na pintura, o principal é respeitar o estilo do ambiente e soltar a criatividade.

A seguir nós trouxemos algumas possibilidades de pintura dos azulejos para que você se inspire na hora de transformar a aparência de sua cozinha ou banheiro.

Apenas uma cor

Quem gosta de um toque mais harmônico para o ambiente pode investir na pintura com uma única cor tanto para os azulejos quanto para os rejuntes do ambiente.

Dessa forma, é possível criar a sensação de unidade na pintura. Perceba que no caso do exemplo do banheiro que trouxemos abaixo, a cor foi mantida inclusive para as louças da pia e do bidê, o que ajudou a integrá-los à decoração.

Combinando com os móveis

No caso dos azulejos da cozinha, é possível pensar em uma cor que possa estabelecer uma relação de combinação com os móveis que compõem o ambiente, como por exemplo os armários e a mesa.

Além disso, os próprios eletrodomésticos podem servir como referência na hora de escolher uma cor para pintar os azulejos da cozinha.

Cores que encantam

Se o seu objetivo for fazer com que os azulejos sejam os protagonistas da decoração do ambiente, é possível apostar em uma mistura de cores na hora de pintá-los.

Para isso, o ideal é que os demais elementos que compõem a decoração do ambiente sejam em tonalidades neutras a fim de evitar que as cores acabem ficando excessivas.

Escolha um bom pincel e não tenha medo de pôr as mãos na tinta para dar cor aos azulejos.

Meio a meio

Se quiser criar uma divisão na parede do ambiente, uma boa aposta é pintá-lo metade de uma cor, metade de outra. Isso é possível tanto em paredes que são completamente revestidas de azulejos quanto naquelas em que o revestimento só vai até uma certa altura.

Nesse caso, é importante escolher cores que possam estabelecer uma relação de combinação entre si para garantir um resultado mais harmônico.

Pastilhas divertidas

Outro recurso que pode ser explorado na hora de pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha são as pastilhas.

Seja porque elas já estão fixadas ou porque você decidiu inseri-las agora na decoração do ambiente, as pastilhas podem trazer um grande diferencial para qualquer espaço. Uma dica interessante é pintar os azulejos com alguma das cores que já está presente nas pastilhas a fim de combinar os dois elementos.

Apostas originais

Na hora de pintar os azulejos, é possível dar a eles o seu toque pessoal e criar diferentes desenhos, como pinturas abstratas, formas geométricas ou estampas diversas.

Pense um pouco sobre como poderia valorizar a beleza de sua cozinha ou banheiro através dos azulejos e invista em uma pintura que seja original e criativa.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.