A relação do síndico com seus vizinhos pode, muitas vezes, ser o principal desafio da gestão.
Para se ter uma ideia, em recente pesquisa feita aqui no SíndicoNet, cuja única pergunta era “qual o seu maior problema como síndico?”, cerca de 80% dos participantes de todo Brasil apontaram que era a relação com moradores o ponto crítico da gestão.
Veja abaixo se você se enxerga em algumas dessas situações.
Selecionamos apenas algumas respostas da pesquisa para ilustrar esse fenômeno:
“. E.C. – Santa Catarina – SC
E aí, sentiu algo familiar? Veja que essas são apenas algumas respostas que selecionamos.
E o mais interessante é que as centenas de outras respostas da pesquisa seguem exatamente essa linha de“meu maior problema é a relação com moradores…”. Muitas, inclusive, pareciam cópias uma das outras.
Mas por que isso acontece?
Simples: falta de (ou má) comunicação!
O síndico que sabe informar o que está sendo feito no condomínio, dando transparência à sua gestão, que sabe comunicar as regras, que sabe dar exemplos aos moradores, minimiza e MUITO esse tipo de desgaste.
Assim, os condôminos ficam mais tranquilos, e os questionamentos a todo momento, acusações infundadas, as fofocas, e a desconfiança tendem a diminuir.
Em outras palavras, infelizmente, o síndico que não se comunica de modo adequado pode ficar refém de uma situação dessas. E pior, é pouco reconhecido e não consegue ter moral para estabelecer a ordem necessária para que a sua gestão siga com tranquilidade.
A sacada que o SíndicoNet traz até você essa semana é que esse trabalho de comunicar a todos sobre o que ocorre na gestão do condomínio não precisa ser um bicho de sete cabeças. Nem é algo que deve tomar muito do seu tempo, se feito da forma correta e usando como base o nosso modelo sugerido mais abaixo.
Você vai ver que com o uso desse modelo que criamos, através de uma simples folha A4 afixada no elevador ou áreas comuns, ou um simples comunicado mensal no site do condomínio apontando os principais acontecimentos naquele mês, é possível resolver esse problema de comunicação e todos os problemas que isso traz ao síndico.
Acredite! Esse hábito vai mudar a forma como os moradores se relacionam com o gestor, e certamente vai poupá-lo, e muito, dos males descritos mais acima.
Por que?
Porque fazendo isso, você não dará espaço para tantos questionamentos a todos os momentos. Haverá uma percepção clara de mais transparência, menos desconfiança por parte de todos. Por fim, você passará uma imagem de que é atuante, transparente e pró-ativo na sua gestão do seu condomínio.
Questão de hábito
Mas lembre-se: é preciso que você crie o hábito de fazer isso todo mês, e essa frequência não pode falhar. Por exemplo, não vai adiantar nada fazer o comunicado três meses seguidos e depois pular um mês, parar por um tempo, voltar mais na frente, etc.
Isso vai quebrar o seu hábito de fazer o material periodicamente, desestimulando-o a dar continuidade à frequência, assim como também irá quebrar o hábito cada vez maior dos condôminos lerem o seu informativo mensal.
O resultado será certamente ruim para os dois lados, e o efeito se voltará contra você, que se mostrou inconsistente e oscilante.
Tamanho
É muito importante também que o comunicado não ultrapasse o tamanho de uma folha A4 e o texto seja sempre bem objetivo para não tomar muito seu tempo e, principalmente, não desestimular os seus leitores a lerem o conteúdo.
Fonte: SindicoNet
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