Opções tecnológicas para segurança de condomínio

Insegurança faz com que residenciais pensem em possibilidades de proteção

Por Marina Cardoso

Em meio aos altos índices de violência das principais capitais do Brasil, o mercado imobiliário tem procurado alternativas para oferecer mais tranquilidade para os condomínios. Uma das principais apostas é o uso de tecnologia. A medida tem, apesar dos custos, cada vez mais aceitação. E não é difícil entender o porquê. Recentes dados do Ibope mostram que existe uma preocupação cada vez maior com segurança: 38% dos entrevistados pelo instituto afirmaram em 2017 que essa área é a que necessita de mais cuidados no país, enquanto esse percentual era de 19% em 2016.

As opções tecnológicas disponíveis no mercado são cada vez mais diversificadas. Uma delas é oferecida pela startup (empresa emergente) IrisSenior Rio. Ela criou um serviço pensado, inicialmente, para atender idosos em situações de emergência, mas, há dois anos, começou a ser usado também para condomínios. Custa somente R$ 170 por mês. Trata-se de um botão de emergência instalado na portaria além de um controle remoto que fica no bolso do porteiro para ser pressionado quando houver qualquer movimentação suspeita no condomínio.

“Após o acionamento, a central da IrisSenior Rio abre um canal de áudio e começa a escutar tudo o que está acontecendo. Por meio de um plano de ação, a central entra em contato com a unidade policial mais próxima ou avisa moradores que não estão no prédio sobre a possível situação de risco”, explica Carlos Brito, um dos diretores da IrisSenior Rio.

Outra empresa que apostou no setor é a Veotex. Uma das suas criações é o sistema IP, com inteligência artificial. Identifica invasores sem precisar de pessoa alguma para operar as câmeras. Funciona da seguinte forma: um computador analisa o vídeo das câmeras e identifica, a partir de padrões previamente definidos, o que é uma ameaça, caso, por exemplo, de uma pessoa andando em um sentido que não deveria. O custo pode alcançar R$ 20 mil por mês. Em contrapartida, pode acontecer redução de mão de obra, principalmente na central de operação.

“Esses sistemas IP atuam de maneira automática, identificando possíveis ameaças, classificando e dando início a medidas de segurança, sem a necessidade de intervenção humana”, descreve Claudio Gaspari, presidente da Veotex.

FUNÇÃO PARA APLICATIVOS

O aplicativo CondominioApp é outro que tem como proposta ajudar a tornar o prédio mais seguro. Entre as funcionalidades: controle de acesso na portaria; carteirinha virtual; chat e botão de pânico, colaborando para a comunicação entre condôminos, funcionários e administração; e dispositivo que valida a autorização de pessoas em áreas de acesso restrito.

Pelo controle de acesso, o morador ou o síndico pode cadastrar convidados, seja um visitante permanente, seja um entregador. Quando essa visita chega no prédio, o porteiro avisa pelo aplicativo, e a pessoa autorizada a receber a notificação de visita aprova ou não a entrada. Veículos são registrados pelo porteiro com foto da placa e modelo do carro.

Há 4 anos trabalhando como porteiro em um condomínio em Duque de Caxias, Diego Sousa utiliza essa ferramenta desde setembro do ano passado. O prédio possui 256 unidades e cerca de 900 moradores. Entre as funções mais usadas pelos moradores do residencial, estão o controle de acesso, o aviso de correspondência e a reserva de áreas comuns.

Diego aprovou o aplicativo. Para ele, o controle de acesso ajuda bastante o trabalho na portaria e também contribui para torná-la mais segura. “Já aconteceu de uma pessoa se identificar, eu avisar pelo aplicativo, e o visitante não ter a entrada autorizada. A ferramenta é boa também porque não expõe o morador do prédio. A visita só fica sabendo por mim que a entrada não foi autorizada. Não há contato pelo interfone”, conclui o porteiro.

Fonte: https://odia.ig.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.