Conheça 8 formas de conseguir mais espaço em casa

De trabalhar a pintura até derrubar a parede da cozinha, existem muitas formas de ampliar os ambientes

1 – Aposte na tinta
Uma das formas que fazem o ambiente parecer mais espaçoso é o trabalho de pintura com ilusão de ótica. “Podemos colocar a mesma cor em praticamente todo o ambiente, com variações de tons, de preferência claros. Com essa sensação de monocromia, os volumes não se destacam tanto e o local parece maior”, ensina a arquiteta Cátia Ferreira.

2 – Coloque espelhos
A arquiteta Mariana Crego diz que os espelhos podem ser usados em salas, lavabos, closets e hall de entrada, por exemplo. “É um elemento que sempre amplia, porém extremamente pessoal. O espelho não só amplia, mas reflete tudo que está na parede oposta”, explica a arquiteta, orientando para que se preste atenção no que ele vai refletir.

3 – Portas estilosas
Tipo camarão, sanfonada ou de correr, todos esses modelos de portas são recursos para pequenos ambientes, onde não se pode perder espaço, conta a arquiteta Daniela Olivan. As de correr, podem ser embutidas em trabalho de marcenaria ou gesso e são as que ocupam menos espaço.

4 – Móveis que ajudam
Arquiteta Cátia Ferreira afirma que, se o apartamento é pequeno, saber escolher os móveis é essencial. “Escolha mobiliário eficaz e leve, como um rack com espelhos. Tampos de mesa em vidro e aparadores com espelhos também são interessantes para dar uma transparência”

5 – Acerte nos armários
Nem todos precisam de tanta profundidade, como os que guardam sapatos, por exemplo. Outra questão é brincar um pouco com os volumes e cores, detalha Mariana. “Não precisa fazer um armário ocupando a parede inteira, pode colocar algumas partes em vidro, espelho. Vale até deixar vazado, para dialogar com a decoração e dar uma impressão de maior leveza”.

6 – Derrube a parede
Em muitos casos vale transformar sua cozinha em americana, pois amplia a área de visão da sala e da cozinha. “Considere colocar um painel de correr ou qualquer outra divisória móvel, pois nem sempre queremos ficar na sala olhando a cozinha. Além de investir na coifa certa, para que o cheiro da comida não espalhe pela casa” ressalta Mariana.

7 – Decore com cuidado
Você pode não se dar conta, mas alguns objetos colaboram com o tamanho como o ambiente é percebido. “Tapetes muito pequenos entre sofá e rack podem dar uma falsa ideia de que o espaço é menor, neste caso devemos colocar um tapete mais amplo e claro ou até mesmo deixar o chão livre”, ensina Mariana.

8 – Iluminação é tudo
Espaços claros ficam sempre mais amplos. Nos pequenos ambientes, evite lustres ou pendentes e de preferência aos embutidos. “Uma iluminação correta ajuda a clarear espaços pequenos e visualmente nos da a sensação de que são maiores”, pensa Daniela Olivan.

Fonte: ZAP em Casa

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.