5 dicas de como organizar um quarto infantil

Quer redecorar o quarto dos pequenos de um jeito funcional, que ajude na organização? Acompanhe dicas para organizar um quarto infantil gastando pouco.

Decorar quarto infantil é uma tarefa deliciosa. A possibilidade de voltar a ser criança, escolher, buscar e decidir cada detalhe, ver o mundo de personagens e brinquedos, com certeza é uma tarefa incrível.

Quando se tem um filho pequeno, ele pode até participar da escolha, dar opiniões e decidir inúmeras coisas, mas e pra quem é marinheiro de primeira viagem?

Se a família vai aumentar, as dúvidas vão muito além da decoração. Mas como não podemos falar de tudo ao mesmo tempo hoje nosso artigo trouxe dicas valiosas para quem está se perguntando como decorar um quarto infantil, como organizar brinquedos em um quarto pequeno e deixar um espaço perfeito para os miudinhos.

Lembre-se ainda que, as crianças aprendem mais com os exemplos que os adultos dão, portanto se você deseja que seu filho seja organizado, ensine-o a ser. Além disso, existem outros fatores que envolvem a organização de um quarto infantil.

Vamos lá então? Acompanhe nossas dicas de organização e mãos à obra!

1. Delimite espaço

A primeira regra da organização é a mesma coisa que falar: cada item tem seu próprio lugar. Defina onde cada elemento será mantido, guardado ou utilizado. Determine onde as crianças vão estudar, brincar, pintar, onde ficarão os brinquedos, qual o lugar correto de dormir e etc. A criança vai entender que existe espaço e local para todas as atividades.

2. Abuse das cores

Vamos combinar que quarto de criança tem mais graça quando é colorido, não é mesmo? Além disso, as cores são excelentes recursos visuais para auxiliar a criança a identificar locais e espaços. Uma cor pode ser definida para a área dos brinquedos, outra para o local de dormir, mais outra para o lugar de estudo, outra para onde as coisas serão guardadas e etc.

3. Prateleiras, cestos e outros itens

Quarto de criança não precisa ser sinônimo de bagunça. Já sabemos que é um pesadelo quando a molecada resolve brincar e espalham diversos brinquedos pelo ambiente. Uma boa dica aqui é orientar a garotada a brincar com uma coisa de cada vez.

Está brincando de bonecas? Então não precisa espalhar bolas, balões, massinhas e legos pela sala, certo? Nesse sentido, a melhor opção é separar os brinquedos em caixas organizadoras, prateleiras ou cestos.

As caixas podem ser transparentes, assim fica mais fácil enxergar o que tem dentro. Mas não precisa ser transparente sem cor, aposte em caixas coloridas com transparência. Coloque as bonecas em uma, os carrinhos em outras, legos separados em uma terceira caixa, livros em prateleiras e assim por diante.

4. Paredes amigas

As paredes são excelentes amigas da organização, se você já leu outros artigos de decoração em nosso site, já sabe disso. Obviamente, se você ainda não sabe como organizar brinquedos em quarto pequeno, olhe ao seu redor, enxergue as paredes e use-as.

Por exemplo, na ausência de armários, coloque ganchos por toda a extensão da parede. Use de vários tamanhos e cores, assim, além de funcionais eles ajudam a decorar o espaço.

Na foto abaixo, os ganchos coloridos enfeitam a parede branca e servem para pendurar casacos, mochilas e lenços, mas as possibilidades são inúmeras. Temos certeza que os ganchos são muito mais úteis.

Outra possibilidade é usar caixotes coloridos suspensos nas paredes, com a mesma função das prateleiras, porém com espaço interno maior e, como estamos falando de crianças, evitamos assim acidentes com as pontas de prateleiras.

Nos caixotes: pelúcias, bonecos, carros, mochilas, brinquedos grandes ou pequenos. Livros também são ótimas opções para serem guardados em caixas.

Lembre-se apenas que, se tratando de um quarto infantil, o ideal é que esses espaços estejam a uma altura em que os pequenos possam alcançar. Na hora de guardar o que foi usado, eles podem e devem participar da tarefa.

Se as crianças forem mais crescidinhas, prateleiras e nichos podem servir para guardar livros, CD’s, DVD’s, revistas e outros itens que possam interessar.

5. Potes

Se existir a possibilidade de montar um cantinho de estudo no quarto do seu filho, que tal aproveitar potes de plástico para organizar o ambiente. Itens como tesoura, apontador, lápis para os mais grandinhos.

Já se as crianças ainda não estiverem em idade escolar, a mesinha deve ser usada para estimular a inteligência deles. Uma mesa com massinhas, formas geométricas, pequenos objetos. Só tome cuidado com objetos que possam ser engolidos, lembre-se que crianças menores devem fazer atividades pedagógicas sempre sob a supervisão de um adulto.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.