É preciso ter empatia para viver em condomínio

Dividir espaços requer uma boa dose de civilidade, muita paciência e também empatia. Afinal, nem todos têm os mesmos hábitos, horários e necessidades e o que traz prazer para um, pode irritar o outro. Síndica há vários anos, Ana Maria Losi Marques de Jesus administra não apenas o condomínio onde mora, mas também alguns outros como “síndica profissional”.

“O maior problema de morar em condomínio é o fato de algumas pessoas não terem ciência do que é viver em condomínio. Há aquelas que só pensam no individual, vivem a sua vida sem conseguir levar isso para o condomínio”, diz ela, que também é diretora de Condomínios da Regional Norte do Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios). No geral, entre os campeões de reclamação estão barulho, desrespeito às normas, animais e garagem.

“As áreas comuns também são problema. Os pais deixam os filhos lá e acham que é obrigação dos funcionários tomarem conta, mas não é. Os prédios não são pequenos como antigamente, hoje são muitos moradores e as áreas comuns não são o quintal da casa. Não se pode deixar uma criança sozinha lá. Algumas pessoas acham que podem fazer tudo e as relações entre elas estão cada vez mais difíceis”, destaca.

Para evitar problemas, Ana Maria aponta que os moradores devem tomar conhecimentos das regras do condomínio, estarem abertos a ouvir o outro e também tomarem cuidado na escolha da administração. Um síndico bem preparado saberá tomar as providências cabíveis em cada caso, de forma a manter a boa convivência entre os moradores.

“Não é função do síndico mediar as relações entre os condôminos, mas acabamos fazendo isso. Mas o morador também precisa colaborar, colocando a ocorrência no livro. Isso dá respaldo ao síndico. Por outro lado, o síndico deve ter conhecimento das regras e bom senso, e a Convenção e o Regimento Interno devem estar sempre atualizados.”

Érika Gonçalves | Reportagem Local

Fonte: https://www.folhadelondrina.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.