Ponto eletrônico móvel é a nova aposta para condomínios

O ponto móvel é uma solução inteligente para a gestão de jornadas em condomínios.

elador, porteiro vigia, faxineiro, jardineiro: esses são alguns dos profissionais que trabalham diariamente em um condomínio. Com o entra e sai de moradores e equipes de entrega fica difícil controlar o horário de entrada e saída de cada colaborador, não é mesmo?


Foto: DINO

É comum a prática de contratar administradoras ou escritórios de contabilidade para gerenciar os processos administrativos e jurídicos de condomínios. Essas empresas ocupam um papel estratégico importante, elas são responsáveis pela contratação de funcionários, treinamento, controle de frequência, férias e folha de pagamento.

Um dos desafios diários para as administradoras de condomínio é o controle de ponto dos colaboradores. Gerenciar a jornada de trabalho a distância é uma tarefa que requer muito cuidado, uma vez que o funcionário presta o serviço longe da empresa que administra.

Ficar dependente das informações registradas de forma manual por meio de cartão de ponto ou livros de registro podem trazer alguns riscos para o condomínio uma vez que os pontos manuais ou mecânicos possibilitam fraudes e alterações nos horários registrados.

Com o avanço da tecnologia empresas como o PontoTel criaram sistemas modernos a fim de solucionar o problema das empresas que possuem colaboradores que trabalham externo. “Identificamos a necessidade que o mercado apresentavam em relação à gestão de pessoal. Criamos um sistema de ponto móvel que facilita a administração do controle de frequência de empresas que possuem funcionários que trabalham in loco, ou fazem serviço externo”, comenta Pedro Pimenta diretor da PontoTel .

Os pontos móveis ou ponto eletrônico alternativo são sistemas que permitem a marcação de ponto por meio de celular tablet ou computador. De uma forma simples, rápida e segura, esses sistemas estão auxiliando muitas empresas terceirizadas e administradoras de condomínios na administração completa da jornada de trabalho dos funcionários.

Quais as vantagens desses sistemas?

Os sistemas de ponto móvel possibilitaram a gestão de jornadas de uma forma simples e rápida, com os aplicativos instalados em tablet, computador ou celular, os funcionários registram o horário de entrada, saída e pausa para almoço onde quer que estejam, sem a obrigatoriedade de ir até um local físico para o registro.

Todas as informações registradas no sistema são enviadas em tempo real para o gestor, ou seja, as informações como atrasos, faltas ou horas extras ficam disponíveis para acesso imediato, auxiliando assim na administração dos funcionários que trabalham fora do local sede da empresa.

Alguns condomínios relatam já terem sofrido ações trabalhistas por não terem sistemas de ponto eletrônico seguro. Sistemas como PontoTel criaram medidas de seguranças em seus sistemas para solucionar os problemas de fraudes e alterações de informações “Com 5 medidas de segurança (foto, voz, senha, GPS e bina) o nosso sistema garante a veracidade das informações eliminando o risco de fraudes”, relata Pedro.

O que diz a legislação para esse tipo de sistema?

Não existe uma lei específica para o ponto eletrônico em condomínios. Mas justamente para englobar todos os novos modelos de trabalho e empresas, o Ministério do Trabalho sancionou em 2011 a portaria 373 para regulamentar a adoção de sistemas alternativos de controle.

Essa medida foi criada para auxiliar as empresas, visto que as mudanças nas relações de trabalho implicaram na necessidade da ampliação de novas possibilidades para o controle da jornada.

Os sistemas de ponto eletrônico como os REPs auxiliavam muitas empresas no controle e administração da jornada de trabalho. Entretanto são equipamentos caros e sem muita flexibilidade de usabilidade. Por esse motivo os pontos eletrônicos alternativos ainda são as melhores soluções para os condomínios gerenciarem a jornada de trabalho dos funcionários.

Fontes e referências
Blog Pontotel
Website: http://www.pontotel.com.br

Fonte: https://www.terra.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.