Saiba como utilizar prateleiras para decorar e organizar seu lar

Prateleiras são uma excelente opção para decorar e otimizar todos os espaços de diversos ambientes. Mas como não deixar o espaço over? Saiba como usar.

Você é do tipo de pessoa que gosta de versatilidade na hora de decorar um ambiente? Se for, está lendo o texto certo.

Hoje vamos falar de decoração, mais precisamente de decoração com prateleiras na parede. O tema é perfeito para quem tem um ambiente pequeno e precisa otimizar o espaço existente ou para quem simplesmente quer dar uma cara diferente ao cômodo.

Na cozinha, na sala, no quarto, no banheiro, no hall de entrada, na lavanderia, na varanda, não há lugar onde as prateleiras não combinem. Assim como não há nenhum espaço onde elas não encontrem utilidade e possam ser aproveitadas de várias formas.

As prateleiras podem ser de inúmeros modelos, cores, espessuras e serem usadas para várias finalidades, além disso, não são peças caras. Realmente não há item mais versátil na decoração do que a prateleira.

Então vamos logo para nossas dicas, acompanhe nosso artigo e se encha de ideias para sua casa.

1. Pensando nas cores

Cor e decoração precisam andar juntas sempre. Não tem como falar de decoração sem citar algo relacionando as cores do ambiente, dos móveis dos enfeites e, nesse caso, das prateleiras.

Se a sua casa já for muito cheia de detalhes, pense em prateleiras mais discretas. Elas podem acompanhar a cor da parede, por exemplo.  Aqui temos também outra linha de pensamento, se a sua casa for discreta, aplique essa linha de decoração as prateleiras também e deixe o foco nos objetos que ficarão nelas.

Assim, em prateleiras brancas, podemos criar um ambiente mais focado no dourado ou em cores mais sóbrias.

2. Extensão Infinita

As prateleiras não precisam ficar delimitadas em um único espaço se você não quiser. Como citamos no início, elas podem ser de vários tamanhos, espessuras e extensões. Logo, sua decoração pode incluir prateleira de ponta a ponta de uma parede, simulando quase uma estante, porém mais clean, moderna e com menos madeira.

Nesse caso, elas servem para livros, quadros, pequenos objetos, plantas, DVDs e etc. Se for no quarto, também substitui o guarda-roupa, se for na cozinha, pode servir como dispensa ou para guardar louça.

3. No Quarto

Acima da cabeceira da cama, as prateleiras comportam retratos de pessoas especiais e livros interessantes.

Se colocadas ao lado da cama na altura em que as pessoas ficam deitadas, é um criado mudo para posicionar abajur ou luminárias, celular, rádio relógio e etc. Nesse caso, elas precisam ser colocadas bem firmes, para evitar acidentes.

4. Prateleiras rústicas

Sua casa é na praia ou simplesmente sua decoração segue uma linha mais despojada e rústica? Olha essa ideia com prateleiras de madeira e tiras de couro para finalizar. Combine com plantas, tons de cinza ou coloque muita cor, qualquer opção combina com a madeira.

5. Prateleiras e paredes

Que tal combinar prateleiras e paredes na decoração? Esses dois itens em conjunto podem transformar qualquer ambiente. Na foto abaixo, o ambiente apesar de pequeno, se transformou num espaço para escritório. Perfeito para quem trabalha como home office ou tem crianças em período escolar.

Aliás, a ideia também é válida para quartos infantis. Coloque as prateleiras em uma altura mais baixa e coloque bonecas, livros, pelúcias e materiais que as crianças podem ter sempre à mão, cuidado apenas com pontas para não machucar a cabeça.

6. Espaços pequenos

Não é nenhuma novidade que as prateleiras são as melhores amigas de quem não tem espaço em casa. Elas não são apenas itens de decoração, mas se tornam imprescindíveis para quem precisa organizar vários itens em um local pequeno.

Usando a criatividade, o espaço que falta no chão surge nas paredes. As prateleiras podem esconder toda a bagunça de caixas e peças largadas pelo chão e que podem incomodar a circulação no ambiente.

No exemplo da foto, o projeto apostou em prateleiras de larguras diferentes. Perceba que na prateleira mais alta, a largura é a ideal para apoiar caixas, enquanto a mais baixa fica disponível para pequenos objetos e até porta-retratos.

Mesmo em um quarto pequeno, onde a cama toma praticamente todo o espaço, ainda existe a possibilidade de guardar diversos itens, decorando o ambiente. Só tome cuidado ao usar caixas transparentes, pois se a ideia é guardar a bagunça, ela ficará visível para quem entrar no local.

Prefira caixas ou cestas em tons mais escuros ou que imitem madeira, assim o ambiente fica mais visivelmente organizado.

7. Sapateiras suspensas

Pelo título desse item já dá para imaginar a ideia, não é mesmo? Olha que criativo usar prateleiras em posições diferentes para criar uma sapateira suspensa na parede.

Para quem tem poucos sapatos, o espaço pode ser criado atrás da porta ou naquele canto do guarda-roupa. Já quem tem espaço e um closet, por exemplo, imagine uma parede toda com sapateiras suspensas. O efeito é incrível.

Gostou das nossas dicas? Então use sua criatividade e transforme seu espaço gastando pouco.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.