7 estilos de arquitetura que todo mundo deve conhecer

Está pensando em construir ou reformar? Conheça as opções de arquitetura em alta no momento e entenda mais sobre esse assunto.

Iniciar uma obra requer muita energia e planejamento, principalmente se a construção for iniciada do zero. Entre as tantas escolhas a serem feitas a arquitetura da nova residência é uma das etapas mais importantes, tanto para o arquiteto responsável pelo projeto, como para os moradores que viverão no local.

Como já citamos em outros textos, para que uma construção ou reforma seja iniciada é preciso que um profissional se responsabilize pela obra. Afinal, ninguém melhor do que uma pessoa que estudou e tem experiência no assunto para falar o que fica melhor em cada tipo de terreno.

Porém, é claro que a  opinião dos moradores também precisa ser levada em consideração, já que cada um tem suas próprias ideias e quer dar sua identidade ao local onde vive.

Exatamente por isso, vale a pena pesquisar alguns estilos de arquitetura e se inspirar com os modelos de construção que estão em alta no momento. Vamos lá?

1. Arquitetura Mediterrânea

Esse estilo é ideal para famílias grandes e combina bastante com o clima do nosso país. O estilo costuma inspirar arquitetos e moradores ao redor do mundo pois, além de acolhedor, combina com móveis clássicos e torna o ambiente muito charmoso.

Uma das características desse estilo é o uso de terraços na fachada das construções, perfeito para relaxar no clima tropical em que vivemos.

2. Arquitetura Escandinava

Esse tipo de arquitetura costuma trazer muitos detalhes na parte superior da construção, além de usar linhas mais retas. Outro ponto importante desse tipo de construção é o uso de madeira, principalmente na fachada, mas também usada na parte interna da residência.

Com o uso de madeira, esse estilo pede um bom projeto de iluminação e, caso o terreno permita, um bom investimento no paisagismo da residência.

3. Arquitetura Clássica

A construção clássica é mais usada por pessoas que possuem um estilo que nunca sai de moda. A opção é ideal para a maioria dos terrenos e não é chamada de clássica por qualquer motivo, esse tipo de residência se torna perfeita para famílias pequenas ou grandes, em qualquer clima ou parte do país.

4. Arquitetura Eclética

E se o morador é daquele tipo indeciso e não consegue decidir entre as opções arquitetônicas que o profissional apresentou como opção? Nesse caso, apresentamos a arquitetura eclética, onde o dono da residencia pode misturar alguns estilos e no final conseguir um projeto harmonioso.

Para fazer isso, basta retirar as principais características de cada estilo e jogar num projeto original e o melhor: totalmente exclusivo. Se você quer reformar a casa em pouco tempo ou gosta de mudar, essa é a melhor opção. Você pode, por exemplo, juntar a fachada de madeira do estilo escandinavo com os vários terraços da arquitetura mediterrânea.

5. Arquitetura Tropical

Seu projeto é de uma casa de praia? Então aposte na arquitetura tropical. O projeto é caracterizado por cores bens quentes, abuso de itens da natureza e também harmoniza com ambientes urbanos.

O ideal é abusar de plantas, madeiras, bambu, terra, coqueiros, palmeiras e, claro, um jardim completo para ambientar o paisagismo da sua casa com a natureza do local.

6. Arquitetura Asiática

A Arquitetura estilo asiática aposta em tons bem claros. Sabe aquelas cores em tons pastéis? Então, se você quer algo nessa linha, já sabe onde investir. Além das cores, esse tipo de arquitetura costuma combinar linhas retas e simples com muito vidro, portas de madeira deslizantes e portas ou paredes de vidro são um excelente exemplo.

Ou seja, a sua casa vai ter uma luz natural incrível e o uso de cores claras vai aumentar a sensação de amplitude do espaço. Portanto, se o seu terreno é pequeno e sua construção é num espaço reduzido, já pode apostar no estilo asiático e incluir muito vidro na sua nova residência.

7. Arquitetura Americana

Quem nunca sonhou com aquelas casas que vemos desde sempre nos filmes americanos? A Arquitetura americana costuma abusar muito de fachadas brancas, muitas colunas e terraços.

Além disso, não é usual que essas casas tenham muros altos ou estejam grudadas em outras residências. As casas em estilo americano costumam ficar no meio do terreno, deixando muitas plantas e a natureza ao redor.

Ou seja, muro baixo e paisagismo devem fazer parte desse projeto. Se a sua casa for em alguma cidade do interior, pode ser que dê certo. Já se está pensando em algo assim nas grandes cidades, é melhor procurar por um condomínio, onde a segurança é maior e não há motivos para receio.

Se você gostou de algum desses estilos de arquitetura, vá em frente e dê start na sua construção. Boa sorte!

Fonte: Imovelweb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.