Condomínios devem reforçar segurança no carnaval!

O carnaval remete ao divertimento e ao lazer, certo? Mas, para muitos a festa pode significar uma tremenda dor de cabeça.

Nos condomínios, o período é propício a problemas, se não forem tomadas algumas medidas. A primeira é reforçar que o carnaval não é feriado.

A segurança deve ser redobrada neste período, principalmente se o condomínio tiver apartamentos de temporada. É preciso orientar os funcionários a fiscalizar a entrada e saída de não moradores, que devem ser previamente identificados à portaria antes do imóvel ser ocupado.

As regras determinadas em Assembléia Geral devem ser reforçadas aos moradores que locarem imóveis para terceiros. É obrigação dos locadores repassarem aos inquilinos as regras do uso das dependências internas do condomínio, entre elas utilização de piscina, salão de festas, áreas de recreação e a proibição de fumar nas áreas comuns, de acordo com a legislação estadual.

Não esquecendo que o descumprimento das regras da convenção do condomínio por parte dos ocupantes do imóvel são totalmente atribuídas ao proprietário, que poderá sentir no bolso as conseqüências de maus comportamentos e desordens.

Se essas regras forem seguidas, certamente os condomínios reduzirão o número de ocorrências de problemas e farão do carnaval uma época de lazer com segurança para todos.

O carnaval é propício a assaltos em residências e condomínios porque os donos de imóveis aproveitam a época para viajar sem tomar os cuidados necessários para evitar o problema.

Segundo o presidente do Sicon – Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista, uma das saídas para que um imóvel não se transforme em alvo fácil dos bandidos é a integração entre vizinhos. “Pedir a ajuda de um vizinho ou parente para olhar seu apartamento ou casa é uma ação simples e muito eficaz”, orienta Rubens Moscatelli.

Outra dica é transferir a assinatura do jornal para onde vai estar ou mesmo cancelá-la temporariamente, pois o acúmulo de jornais em varandas e portarias demonstra que o imóvel está vazio.

Locação – Nas regiões litorâneas, a locação de imóveis para temporada, crescente nesta época do ano, põe à prova a segurança dos condomínios devido a maior movimentação de turistas nos imóveis. Para o presidente do Sicon, o condomínio só se tornará vulnerável caso sua administração não tenha um controle rigoroso de cadastramento dos moradores temporários.

Ele destaca que o cadastramento prévio dos moradores temporários tem que estar previsto na convenção ou no regulamento interno. “Se o condomínio não tiver a regra, o síndico poderá convocar uma assembléia que autorize tal controle e assim promover a melhoria da segurança do prédio nos períodos festivos”, orienta Moscatelli.

Outras dicas de segurança do Sicon:

1- Verifique se portas, janelas, registros de água, torneiras, chuveiros estão bem fechados.
2- É prudente desligar os disjuntores e a chave geral do gás.
3- Peça aos porteiros cuidado redobrado neste período de Carnaval.
4- Deixe com o porteiro os contatos dos moradores que vão viajar.
5- Não modifique a rotina do condomínio.
6- Observe os visitantes que chegam ao prédio. Se a visita for considerada suspeita, o morador deverá ser comunicado imediatamente desse fato.
7- Observe se há indivíduos em carros suspeitos nas proximidades. Nesse caso, procure anotar os dados do carro (placa, cor, modelo etc.), entre em contato com o síndico ou morador e passe tais informações.
8- Desligue a campainha. Fornecedores, prestadores de serviços, empregados domésticos de vizinhos, funcionários do condomínio e até mesmo moradores que ouçam a campainha e não sejam atendidos, sistematicamente, obtêm a confirmação da ausência de moradores.
9- Não faça comentários de que pretende viajar. Informe somente ao síndico ou vizinhos de confiança que ficará ausente.
10- Não deixe a luz acesa durante o dia inteiro, pois é um forte indício de que o imóvel está vazio.

Assessoria de Imprensa
Michella Guijt
Cel (13) 9127-3000

Fonte: http://www.sicon.org.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.