Veja como refrescar o ambiente com plantas

No verão, aposte nas plantas para deixar a casa mais fresca

Com o início do verão, muitas vezes, nem o ventilador ou o ar condicionado bastam para amenizar o problema de ambientes muito abafados. Mas o que talvez você não saiba é que a decoração da casa pode ajudar (e muito!) quando o assunto é refrescar ambiente.

Mais precisamente nas plantas esse poder de refrescar o local e tornar tudo muito mais agradável é latente. E essa sensação não é apenas visual, vinda do verde e das folhagens, mas totalmente biológica. Marina Dias, sócia da PiMa Handmade, estúdio de design botânico, explica que em lugares muito quentes ou com pouca circulação de ar as plantas ajudam na refrigeração do ambiente porque “transpiram” água.

refrescar ambiente
Foto: Reprodução/Pinterest

“Devido à constante troca de oxigênio e gás carbônico que fazem com a atmosfera, elas também contribuem para a limpeza do ar, pois tem a capacidade de absorver alguns compostos químicos que os produtos que usamos no nosso dia a dia soltam, como produtos de limpeza”, detalha ela.

No entanto, é importante saber, antes de mais nada, que para se utilizar das plantas para melhorar o clima de um espaço, é preciso se atentar ao tamanho e a quantidade. Marina ressalta que plantas muito pequenas podem não gerar o resultado esperado.

Mas o mais legal é que você não precisar contar com uma casa grande para cultivar suas próprias plantas em benefício do clima. A designer de interiores Cláudia Bitelo, responsável pelo perfil @314.apto, dá como dica a utilização de plantas altas para quem mora em apartamento e possui sacada aberta. Assim, o sol não entra direto no ambiente a ponto de mantê-lo aquecido.

refrescar ambienteFoto: Reprodução/Pinterest

E para posicionar mais verde no ambiente é mais fácil do que parece. Uma parede viva na varanda ou dentro de casa, plantas penduradas, inseridas nos cantos inutilizados da casa e até mantidas em suportes de chão são só algumas das opções que podem funcionar tanto para refrescar o local quanto para decorá-lo.

“Em qualquer lugar você pode adaptar uma samambaia, por exemplo, e também utilizar os tetos e cantos onde não há circulação”, indica Cláudia.

E se o lugar para apoiar suas plantas já foi escolhido, você pode estar se perguntando quais espécies são perfeitas para refrescar a casa.

Nesse caso, muitos fatores devem ser levados em consideração, e o primeiro deles é a incidência de luz no lugar. “É preciso observar a quantidade de luz e onde essa luz entra em cada ambiente, assim você não corre o risco de matar a planta queimada com raios de sol ou até mesmo falta dele. Algumas plantas são bem resistentes a ambientes com pouca luminosidade e tem uma boa capacidade de purificação do ar, é o caso do Antúrio, por exemplo”, conta Marina Dias.

A Espada de São Jorge e a Jiboia são outras opções muito fáceis de cuidar e ótimas na purificação do ambiente. Além das espécies de folhas maiores, como a Maranta, Samambaia, Ciclanto, Palmeira Rafis, Palmeira Leque, Pau D’água, Cróton, entre outros.

Para quem opta por manter as plantas no alto, o indicado é escolher espécies que caiam, como a Hera, o Lambari e a já citada Samambaia, que não apenas ficam lindas na decoração, como fazem o papel de purificar o ambiente de modo ainda mais eficaz.

refrescar ambiente
Foto: Reprodução/Pinterest

Como último ponto de atenção na escolha das plantas, Cláudia sugere pesquisar bem antes de adquirir as suas. Isso porque algumas espécies podem ser tóxicas e não indicadas para quem tem crianças ou animais de estimação em casa.

Fonte: ZAP em Casa

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.