Como escolher o tapete ideal para sua sala?

Gosta de tapetes mas está com dúvidas sobre qual escolher para sua sala? Confira algumas dicas que vão te ajudar a definir qual usar de acordo com o seu ambiente

Usar tapete na decoração deixa qualquer ambiente com o ar mais leve e confortável. E sabendo que hoje existem infinitas opções de tapetes no mercado, ir para as compras conhecendo o seu ambiente e já pensando em diferentes composições decorativas, vão te ajudar a achar o tapete perfeito sem erro.

Do tamanho do ambiente à cores das paredes e móveis, tudo isso influencia diretamente na escolha da peça e precisam ser levados em consideração para garantir que orne com todo o restante do cômodo na medida certa.

Por exemplo, o ideal para ambientes amplos é usar tapetes grandes e mais pesados, já que o tamanho do espaço permite brincar com esses modelos sem ficar carregado. Agora, em casas e apartamentos menores, é legal usar modelos que preencham o espaço entre os sofás ou até mesmo aqueles apenas para a mesa de centro.

Quer saber mais? Confira algumas dicas de como escolher tapete para sala e saiba identificar as melhores opções para a sua casa!

1 – Tapetes longos para salas amplas com mais de um estofado

Os tapetes grandes ficam ótimos em salas largas e com bastante espaço disponível. Esse tipo de ambiente costuma ter a sua decoração valorizada por ter móveis melhor distribuídos no cômodo.

Neste exemplo da foto, temos uma sala bastante espaçosa, com móveis neutros em tons de preto e branco e com o tapete felpudo marrom, deixando a composição harmoniosa e ainda mais elegante. A combinação dos tons do tapete com o das almofadas, além da poltrona e acabamentos em madeira da parede e prateleira deixam a decoração ainda mais charmosa.

tapete_salas_amplas

2 – Tapetes para cobrir o ambiente entre sofá e estante em salas com espaço limitado

O ideal em salas curtinhas ou com pouco espaço é utilizar um tapete que cubra toda a região entre o sofá e a estante ou uma peça menor, apenas para a área da mesa de centro, se houver.

O tapete escuro da foto vai super bem com os móveis em tons marfim, branco e sofá cinza claro. Os acessórios do rack em tons metalizados e as almofadas estampadas e coloridas ajudam a deixar o ambiente cheio de estilo e quebrar um pouco a seriedade dos tons neutros, também reforçada pela cor crua da cortina.

tapete_salas_pequenas

3 – Tapetes coloridos e estampados para usar com móveis neutros

Quando a decoração é neutra, há uma liberdade maior para brincar com os acessórios, cores da parede e tapetes da casa. Neste caso, temos um tapete estampado lindo em tons de cinza, amarelo, preto e creme que combina com as almofadas do sofá e parede. Para fechar a composição da sala sem sobrecarregar o ambiente, temos duas mesinhas com tampo transparente e armação escura, além dos abajures grandes nas laterais do estofado, que trazem elegância para o cômodo.

tapetes_coloridos_com_moveis_neutros

4 – Tapetes neutros ou com estampas discretas para usar com móveis coloridos

Se você não abre mão de móveis em cores vibrantes, o restante da decoração complementar deverá ser em tons neutros para não pesar no visual e nem transformar o cômodo num bloco de carnaval. Você pode escolher um tapete em cor neutra com estampa discreta, como esse de bolinhas, que ajuda a deixar o ambiente leve e descontraído mesmo com uma peça de cor forte se destacando. Os demais móveis aparecem todos em tom de madeira clara e o tampo de vidro volta a dar as caras na mesa de centro.

tapetes_neutros_com_moveis_coloridos

5 – Tapetes para sala com cozinha americana, um excelente separador de ambientes

Em casas e apartamentos pequenos, onde a cozinha é do tipo americano, vale aproveitar melhor os espaços investindo em um tapete para separar os ambientes. Dessa forma, além de ajudar a delimitar o espaço da sala e sala de jantar, torna a composição mais clean e harmoniosa.

Na imagem, vemos uma decoração composta por um tapete claro, com móveis em tons neutros escuros, bem diferente dos exemplos que vimos anteriormente. A cadeira moderna ajuda a ganhar mais um espaço para o cômodo, assim como os banquinhos do balcão americano, que são práticos e versáteis.

tapete_salas_com_cozinha_americana

6 – Tapetes para a clássica decoração em preto e branco

Preto e branco combina com tudo, além de estar super em alta e trazerem um ar moderno pro ambiente. E para aqueles que amam decoração PB, podem escolher opções de tapetes que combinam as duas cores. Invista móveis neutros e adicione cor nas almofadas, vasos e outros objetos decorativos.

O legal dessa combinação, é que ela é bem democrática e fácil de ser replicada em casas e apartamentos de todos os tamanhos, além de servir de inspiração para os outros cômodos da casa. Pode anotar sem medo, que essa é uma dica coringa!

tapetes_para_decoração_preto_e_branco

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.