Aprenda a fazer a higienização de brinquedos das crianças

Fazer a higienização correta e frequente nos brinquedos das crianças é super importante e ajuda a manter a saúde dos pequenos em dia

Há pelo menos dois períodos do ano em que as crianças se divertem ainda mais: as férias de verão e as de inverno. E criança em casa é sinônimo de muitos brinquedos espalhados pelo chão da casa e pelo quintal. Mas, você sabia que esses brinquedos devem ser higienizados sempre que possível? Pois é, a falta de limpeza após as brincadeiras auxilia no acúmulo de bactérias que podem ser nocivas para a saúde dos pequenos.

Há brinquedos infantis de diversos tipos, com materiais variados e que podem ser utilizados desde bebês até crianças mais velhas. Acontece que cada um desses materiais tem sua forma adequada de limpeza, que deve ser seguida a risca para garantir 100% de segurança para seu filho na hora de brincar.

Algumas doenças infecciosas e alergias podem ser transmitidas através dos brinquedos não higienizados corretamente e, com as crianças menores, os cuidados tem que ser dobrados, pois o organismo delas não está fortalecido e resistente às infecções, deixando-as ainda mais suscetíveis a contaminação.

São poucos e simples os cuidados que no final do dia já vão garantir uma noite de sono muito mais tranquila para você e seus filhos. Siga nossa lista e aprenda agora como fazer a higienização de brinquedos de acordo com o tipo de material de cada peça.

1 – Brinquedos de madeira e os cuidados ideais para evitar o temido mofo

Os brinquedos de madeira, como os bloquinhos coloridos de montar, são provavelmente os mais problemáticos para crianças no quesito contaminação devido a falta de higienização.

Mas calma, não é preciso se livrar deles ou deixar de comprá-los. Alguns truques simples já ajudarão a mantê-los limpos. A grande problemática com esse tipo de material é o mofo. Qualquer brinquedo de madeira deve ter cuidado para não ser armazenado em lugares úmidos ou até mesmo guardar a madeira molhada, o que ocasiona o aparecimento de fungos causadores de problemas respiratórias.

No caso de brinquedos de madeira maciça ou MDF, o ideal é utilizar um pano úmido, não molhado, para fazer a limpeza. Faça essa técnica em todas as peças e certifique-se de que está 100% seco antes de guardá-lo.

brinquedos_de_madeira

2 – Brinquedos de metal e como evitar problemas com ferrugem

O metal está presente em muitos brinquedos infantis, principalmente os de uso externo como trenzinhos. Dessa forma, para manter esses brinquedos higienizados, use álcool 70% para remoção de todas as bactérias. Com o auxílio de um cotonete, limpe os cantinhos mais difíceis e pequenos detalhes.

Agora, para evitar que o metal enferruje, uma outra dica é usar água, sabão e uma escova de limpeza. Esfregue, enxágue e, novamente, volte a guardar somente quando estiver completamente seco.

Se você já tem um brinquedo nessas condições em casa, descarte, pois não são seguros para brincar.

brinquedos_de_metal

3 – Brinquedos de plástico ou borracha e como proteger crianças menores

Os brinquedos de plástico e borracha são os mais comuns entre as crianças, principalmente bebês, que têm o hábito de colocá-los na boca. Portanto, a higienização de brinquedos desses materiais devem receber atenção redobrada. Por segurança, um pano úmido com álcool pode ser utilizado na sequência.

brinquedos_de_borracha

4 – Brinquedos de pelúcia e a limpeza correta para evitar o pó e sujeira no tecido

Pelúcia também é um material com grande potencial de acúmulo de poeira e ácaros se não higienizado de forma correta de tempos em tempos. Os bichinhos feitos desse tecido devem ser higienizados com água e sabão, podendo ser lavados dentro da máquina de lavar com sabão em pó e um pouco de amaciante. Feito isso, o ponto mais importante é a secagem do brinquedo. Ele deve ser pendurado, preferencialmente, em varal arejado, descoberto e com bastante presença de sol, isso vai garantir distância dos ácaros. Procure deixar os bichinhos expostos quando possível, mesmo que você não feito a lavagem recentemente.

Ah, e atente-se também ao locais onde os brinquedos estão armazenados. Muitas vezes, os bichos de pelúcia, por exemplo, ficam expostos em estantes e prateleiras. Durante o dia, deixe a janela aberta para manter o quarto arejado e livre de poeiras.

brinquedos_de_pelucia

Viu só como pequenos cuidados fazem toda diferença? Nada que um pouco de água, sabão e um pano umedecido com álcool não possam ajudar, garantindo assim que os brinquedos estejam limpos e protegidos para a próxima brincadeira dos pequenos. Garantir essa segurança para os nossos filhos é garantir sua tranquilidade também.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.