Com fogo não se brinca

Confira por que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é mais do que obrigatório

Segurança é primordial em qualquer empreendimento, seja ele residencial ou comercial, tanto é que para conseguir o “habite-se” da prefeitura, um condomínio precisa estar em dia com uma série de documentos e certificados, entre eles o AVCB – auto de vistoria do corpo de bombeiros.

Resultado de imagem para avcb

É o AVCB que atesta que o empreendimento está dentro das normas de prevenção e combate aos incêndios. “O primeiro AVCB é de responsabilidade da construtora. Sem ele não é liberado o habite-se pela prefeitura”, conta o diretor de condomínios Antônio Jorge Neto.

Etapas para requisição – O laudo tem validade de cinco anos. Antes de cada nova inspeção, Neto aconselha contratar uma empresa especializada para que faça uma pré-vistoria e cheque todas as necessidades do condomínio, agendando a partir daí a visita do corpo de bombeiros.

“As empresas especializadas seguem o mesmo padrão de vistoria do corpo de bombeiros. Por isso estão aptas a realizar a assessoria de condomínios para obtenção de um novo registro de AVCB”, explica Cesar Ramos, sócio da empresa C-serviços, que realiza pré-inspeção.

Vale lembrar que, atualmente, condomínios que não realizam a vistoria dentro do prazo estão sujeitos a penalidades e multas. “O síndico do empreendimento que não cumpre o prazo para vistoria é penalizado e as administradoras também”, diz Neto.

Segundo o diretor de condomínios, a penalização de administradoras também é uma forma de obrigar essas empresas a terem os condomínios que estão sob sua gerência sempre em dia com o auto de vistoria do corpo de bombeiros.

Tudo em ordem

  • Ao agendar a visita do corpo de bombeiros, o condomínio precisa pagar a taxa Fepom. Essa taxa é proporcional à área total construída do empreendimento
  • Ter o auto de vistoria do corpo de bombeiros em dia é mais uma garantia de segurança para o empreendimento
  • Condomínios sem o AVCB atualizado não são indenizados pelo seguro em caso de incêndio
Fonte: iCondominial

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.