Corte de gastos pode reduzir a taxa mensal do condomínio

Despesas podem diminuir em até 30% com algumas medidas simples e melhor gestão dos custos

Reprodução/Internet/Blog Nextin

Em tempos de crise econômica, o corte de gastos pode reduzir a taxa mensal do condomínio em até 30%. Quem garante isso é Fabiano Neaime, diretor da Ollo Condomínios. Ele é o idealizador da plataforma Orçamento Base Zero (OBZ), que é responsável por revisar todos os custos de um condomínio sem acessar o histórico de gastos. Dessa forma, são sugeridos ajustes que podem colaborar nessa redução. Por exemplo, um condomínio no Bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo, é um dos beneficiados pela OBZ e já pôde sentir no bolso o que é pagar 14% menos.

As despesas de um condomínio são muitas, como a folha de pagamento, manutenção, impostos, água, luz de áreas comuns, limpeza, seguros, fundo de reserva e jardins, entre outras. A lista é extensa e, por isso, reduzir o custo da taxa mensal do condomínio é cada vez mais difícil. Fabiano explica que, quando a gestão do condomínio e os condôminos estão dispostos a colaborar, com revisões em folhas de pagamentos, horas extras e medidas educativas para economia de energia, substituições de lâmpadas e redução do uso da água para manutenções, a taxa de condomínio pode ser reduzida em até 30%.

E para provar que isso é possível, o especialista lista sugestões que podem reduzir em até 30% os custos dos condomínios:

» Horas extras

“Despesas com funcionários representam até 85% dos gastos totais de um condomínio. Planejar as escalas corretamente é o primeiro passo para economizar, diminuindo os gastos com horas extras. “Um condomínio com seis funcionários pagava em torno de 130 horas extras/mês. O síndico não soube explicar por que faziam apenas 15 minutos de horário para refeição e recebiam uma hora extra diariamente. Após a aplicação da OBZ, essas horas foram reduzidas para 42 horas/mês. A contratação de funcionários fixos registrados pode ter um custo menor. Por outro lado, a terceirização protege o condomínio de eventuais passivos trabalhistas.”

» Tecnologia 

“Outra forma de diminuir o custo da folha é investir em tecnologia, como automação de portões, instalação de porteiro eletrônico e câmeras de vigilância. Aconselhamos que seja feito por especialistas em tecnologia, com o RH. A diminuição das horas extras não precisa ser indenizada quando não são cortadas todas as horas feitas pelos funcionários.”

» Inadimplência

“A inadimplência é outro principal fator no aumento da cota condominial. Por isso, é fundamental o papel da administradora fazer uma gestão preventiva, conscientizando os condôminos sobre a importância que tem a falta de pagamento e também exercer cobrança ativa e imediata, procurando não deixar acumular meses em atraso. É muito importante que a administradora exerça a função de interatividade entre o síndico e os condôminos, isso facilita o diálogo para quando houver a necessidade de acordos nos atrasos.”

» Revisões e manutenções 

“Outras formas de reduzir as despesas e consequentemente a taxa condominial é o investimento em tecnologia, como substituição de lâmpadas modernas, manutenções preventivas nas redes de água e energia, motores elétricos, bombas, gerador etc. A manutenção de limpeza de caixa d’água, jardins, hidrantes, extintores e para-raios deve ser feita, pelo menos, a cada seis meses.”

» Luz e água 

“Instalação de sensores de presença, troca de lâmpadas fluorescentes e comuns por LED, modernização de geradores, elevadores, captação de água de reuso etc. Essas são algumas medidas básicas que podem colaborar na redução de custos.”

» Orçamento 

“O planejamento orçamentário é a melhor forma para reduzir a taxa de condomínio, prevendo gastos do próximo ano. Nesse caso, é fundamental a contratação de empresas especializadas, como as administradoras de condomínios.”

Fonte: Lugar Certo

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.