Mude o visual de casa com cortinas

A cortina é um dos itens principais na hora da decoração. Portanto, é possível modificar totalmente um ambiente trocando apenas a cortina

Decoração é um assunto complexo e cheio de possibilidades. Decoração de parede, de teto, decoração de sala, quarto, banheiro, cada cômodo com sua particularidade, mas você sabia que é possível mudar um ambiente alterando apenas a cortina? Isso mesmo, elas são as responsáveis por aquecer a casa, deixar o ambiente mais claro ou escuro, mais aconchegante para assistir aquele filme no domingo à tarde ou apenas manter sua vida a salvo de vizinhos. A decoração com cortinas é uma opção barata e que você pode fazer sempre que enjoar de uma cor ou queira dar uma cara nova a sua casa.

Existem diversos modelos de cortinas e, dependendo do material e cor da mesma, elas podem contribuir de uma maneira muito particular no que diz respeito ao apelo estético e ao estilo do seu lar.

Antes de escolher o modelo, tecido e cor da cortina, defina o papel que ela terá no ambiente: bloquear ou controlar a luminosidade e ruídos da rua, decorar o cenário ou garantir a privacidade de um ambiente ou cômodo.

Modelos e tipos de cortinas

Bom, você com certeza sabe que os modelos de cortinas são inúmeros. Seda, algodão, renda, transparente, rendado, black-out, persianas, não tem como listar todas as opções aqui. O ideal é que você adeque as várias modelagens ao seu gosto e personalidade. Não adianta uma sala e um quarto decorados de forma alternativa e descolada serem fechados com uma cortina de seda, daquelas bem tradicionais.

Da mesma forma, não faz o menor sentido uma sala com decoração clássica e uma cortina de retalhos, bem colorida e extravagante.

Se você tem dúvidas sobre qual cortina usar, pode escolher entre duas alternativas: escolher a cortina antes de tudo e iniciar a decoração a partir dela ou o que jugamos mais fácil, que é terminar toda a escolha de sofá, cama, flores, móveis e criados mudos, para usar a cortina como a cereja do bolo, aquele detalhe que fica por último, mas que faz toda a diferença no final de tudo.

amb04foto02_baixa2

 

cortina4

Tipo de janelas

Cortinas são geralmente usadas para cobrir janelas, apesar de também servir apenas como item de decoração, cobrindo uma parede inteira, sem portas e janelas.

No caso de cobrir uma parede com janelas, o ideal é adequar o tipo e modelo de cortina ao tipo de janela a ser coberta. Pode ser uma janela pequena, um janelão que serve como porta, a janela do banheiro que pode ser pequena, a janela da cozinha que pode não abrir pelas laterais e etc.

Antes de comprar uma cortina, verifique se o tipo de janela e o tamanho serão adequados ao que pretende comprar.

cortinas-em-patchwork-patchwork

 

Cortinas em ambientes pequenos

Para ambientes pequenos, ela pode servir para separar cômodos e dar mais privacidade para quem divide apartamento com colegas, por exemplo.

A cortina também serve como porta para armários/closets mais alternativos.

Fotor080611109

Cortinas no quarto das crianças

A decoração com cortina no quarto das crianças pode e deve ser usada. Cores alegres, cortinas com estampas de flores, bichos, músicas, paisagens, as opções são diversas.

Nesses casos, o ideal é que elas não sejam tão cumpridas, alcançando o chão, já que isso pode provocar acidentes. Prefira cortinas que terminam tão logo a janela termine também.

Quanto ao tecido, siga o perfil de decoração do quarto. Se for uma decoração mais contemporânea, prefira tecidos leves e fluidos.

Ben10

Cortina_Infantil_Carros_Heroes_

Cortinas na sala

Imagine um ambiente clean, todo pintado em cores clarinhas, móveis igualmente claros e aquela cortina estampada ou de cor bem forte contrastando com o ambiente. Só na imaginação já fica maravilhoso, né? Que tal passar da imaginação para um ambiente real?

Nesse caso, as cortinas podem facilmente substituir aquele velho truque de paredes clara e uma só pintada com uma cor mais escura. Além de ser uma opção mais barata e limpa, pode ser trocada facilmente sempre que quiser. Alguns pequenos objetos combinando com a cortina fecham a decoração. Deixando o ambiente limpo cada vez que você mudar a cortina, terá uma casa nova.

Mas, para ter uma casa renovadas usando cortinas, as paredes têm que sempre ser claras e a cortina de cor forte? Claro que não!
Deixe sua criatividade fluir e use cortinas na mesma cor das paredes, tom sobre tom, estampadas, opções para você escolher e se divertir não faltam.

cortinas-para-decoracao-vermelha

 

varao-gaze-de-linho-valoriza-a-entrada-de-luz

Agora que você já tem uma ideal de como usar a cortina como decoração em cada ambiente, é importante também decidir entre comprar cortinas prontas ou mandar confeccioná-las.

Caso prefira confeccionar a cortina dos seus sonhos ou comprar pronto, é importante saber as medidas do ambiente em que ela estará inserida. Para os dois casos, some a largura da janela a 40 cm, multiplique o total por 2 se o tecido for encorpado (linho, algodão, shantung) e por 3 se for mais leve (voile, seda).

É importante também deixar pelo menos 10cm de sobra para cada lado, o que pode garantir que a cortina evite realmente claridades indesejadas.

Fonte: Imovelweb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.