Cabeceiras de cama podem garantir luxo à decoração do quarto

As peças valorizam o ambiente, principalmente depois da popularização da cama-box, e a escolha ideal passa em decidir material, tamanho e formato

As cabeceiras de cama se tornaram itens importantes na decoração do quarto, principalmente depois de as camas-box ganharem popularidade. Sem os encostos das camas tradicionais, as cabeceiras são capazes de valorizar o ambiente. Existem muitas possibilidades para a escolha e eleger o material, o tamanho e a cor de forma correta pode deixar o espaço mais requintado. Conheça as muitas possibilidades de cabeceiras de cama e saiba como escolher a ideal para o ambiente e para o seu bolso.

Os encostos de cama passaram a ser utilizados na ambientação dos quartos como itens especiais. “Com a popularização de camas-box, as cabeceiras se tornaram peças de interesse na decoração. Valorizando o espaço, elas têm sido amplamente detalhado de formas diversas”, explica a arquiteta Ira Oliveira, que acrescenta que dificilmente essas são peças dispensadas na hora de reformar o quarto. “Boa parte do interesse estará voltado para a cama, suas mesinhas de cabeceiras e ao acabamento da parede atrás, onde o painel estofado entra para agregar valor ao conjunto”, acrescenta.

cabeceira de cama
A função da cabeceira, no entanto, vai além da questão estética (Foto: Shutterstock)

A função da cabeceira, no entanto, vai além da questão estética.”Além de beleza, esses encostos protegem a parede e apoiam os travesseiros semelhante às cabeceiras das camas tradicionais, hoje pouco utilizadas. Eles também podem fazer composição com as mesas laterais e a cama”, diz Ira Oliveira.

cabeceira de cama
Os encostos podem ser feitos sob medida e também podem ser encontrados já prontos em um perfil mais padronizado (Foto: Shutterstock)

São inúmeras as possibilidades de escolha da cabeceira de cama. Desde material, tamanho, formato, cor, tudo pode fazer a diferença no resultado final. Os encostos podem ser feitos sob medida e também podem ser encontrados já prontos em um perfil mais padronizado. “As variedades de acabamentos e formatos dependem da criatividade dos profissionais que projetam peças sob medidas e em harmonia com o restante do detalhamento do quarto. Também é possível encontrar encostos no mercado desenvolvidos com tamanhos e acabamentos específicos que se adequam aos padrões de camas-box existentes”, explica a arquiteta.

cabeceira de cama
São inúmeras as possibilidades de escolha da cabeceira de cama. (Foto: Shutterstock)

Outra gama de possibilidades se abre com a decisão sobre qual material escolher e ele pode influenciar no resultado final da decoração, seja mais simples ou mais sofisticada. “Os acabamentos podem ser, normalmente, estofados e revestidos em couro, napas, couros sintéticos ou tecidos de diversos tipos combinados com madeiras ou MDF com acabamentos naturais ou laqueados”, afirma Ira Oliveira. Os detalhes também podem fazer a diferença e deixar o encosto mais requintado. “Possibilidades de costuras, pespontos, capitonês e peças separadas dependem do estilo e do desenho do painel”, completa.

cabeceira de cama
A escolha do material, tamanho e formato vai definir também o custo da cabeceira (Foto: Shutterstock)

A escolha do material, tamanho e formato vai definir também o custo da cabeceira. Ou seja, se a ideia é economizar ou investir na peça, essa parte do projeto é importante. “O custo do material está vinculado aos acabamentos e tamanhos das peças que, quanto maiores e mais nobres, mais custosos podem ficar”, ressalta a arquiteta. A decisão passa por quanto vai pesar no bolso e também pelo resultado esperado. “Existe uma procura por materiais de fácil manutenção e, por isso, os couros acabam sendo uma opção mais prática. Já tecidos tipo linhos e camurças enobrecem esses painéis e colaboram para uma decoração mais elegante”, conclui.

cabeceira de cama
As cabeceiras de cama se tornaram itens importantes na decoração do quarto (Foto: Shutterstock)

Fonte: ZAP Imóveis

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.