Imóvel pode ser uma boa opção para investir o FGTS

O FGTS pode ser utilizado em algumas situações. Uma delas é a aquisição de um imóvel. Confira nossas dicas para investir o valor de seu FGTS em um imóvel

Antes de tudo, você sabe o que é o FGTS? Se a sua resposta é não, vamos te explicar:

O FGTS é o “Fundo de Garantida do Tempo de Serviço”, é um fundo mantido pelo governo do Brasil. As empresas pagam um valor mensal ao trabalhador, porém esse valor não é repassado a ele, mas depositado em uma conta que ele não tem acesso e que é controlada pelo Governo Federal. Os valores ficam depositados em contas abertas automaticamente na Caixa Econômica Federal, desde o primeiro mês de trabalho do empregado. De acordo com o governo, é uma forma de proteger o trabalhador dele mesmo, garantindo que em caso de demissão sem justa causa ou chegando a aposentadoria, mesmo que o trabalhador não tenha feito economias, ele tenha valores para se manter durante um certo período. Ou seja, o FGTS é uma reserva financeira para o trabalhador, garantida pelo Governo.

Restful couple

A Caixa Econômica permite o uso do FGTS no financiamento de um imóvel, desde que o cliente siga algumas regras. Porém, a maioria das pessoas ainda têm muita dúvida sobre o uso do FGTS para financiamento de imóveis.

Além disso, considerando a medida provisória do Governo do atual presidente Michel Temer, que permite aos trabalhadores sacarem a quantia disponível em contas inativas do FGTS, encheu a cabeça das pessoas com mais dúvidas.

Afinal, usar o FGTS para a entrada em um imóvel ou usar o dinheiro das contas inativas do FGTS para comprar imóvel, são boas opções? Acompanhe nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Antes de tudo é preciso que você saiba que o rendimento do FGTS é muito pouco, abaixo do rendimento da poupança que já é considerado muito baixo. Portanto, mesmo que você não vá adquirir um imóvel imediatamente, a melhor opção é retirar o dinheiro das contas e investir até que você encontre o imóvel ideal para você e sua família.

bancos-podem-usar-fgts-para-quitar-prestacoes-atrasadas-de-imoveis-doMnb0

Já se você está à procura de um imóvel para comprar ou já achou, a resposta é sim! Imóvel é uma boa opção para investir seus FGTS.

Com o dissemos no início, a Caixa já aceita a utilização do FGTS para financiar imóveis, o máximo financiado pela Caixa é 80% do valor do imóvel, quando o seu FGTS ainda não foi sacado.

Nesse caso, o procedimento é o adotado há anos. O cliente precisa financiar um imóvel no próprio nome para ser autorizado a usar o FGTS, caso ele seja casado, pode ser utilizado o valor disponível nas contas do cônjuge também. Daí é só seguir o passo a passo da própria Caixa: simulação, apresentação de documentos, aprovação e etc.

Mas para não ficar nas mãos da Caixa, você pode procurar um financiamento de outro banco, pode buscar outros juros e pode usar normalmente esse valor como entrada e pagamento das documentações, se preferir sacar o seu FGTS.

Desde janeiro, os trabalhadores já estão indo ao banco para retirar a quantia disponível em contas inativas do FGTS. A maioria vai quitar dívidas, mas se esse não é o seu caso e você não decidiu ainda o que fazer, invista seu dinheiro na compra de um imóvel. Não há dúvidas de que adquirir um imóvel é adquirir um patrimônio e, apesar da crise atual do país, a taxa SELIC registrou o nível mais baixo dos últimos três anos.  Portanto, se você tem a quantia necessária para aproveitar a baixa do mercado imobiliário e investir em imóveis, esse é o momento ideal.

como-usar-FGTS-para-comprar-apartamento

Uma pesquisa interessante para quem está pensando em investir o FGTS em imóveis foi realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito no Brasil), essa pesquisa aponta que 20% das pessoas que vão sacar o FGTS, estão pensando em guardar ou investir o dinheiro. Sabendo que o mercado imobiliário está com tantas vantagens, comprar imóveis com certeza seria um bom investimento.

Para concluir o assunto, agora que você já sabe que adquirir imóvel pode ser uma boa opção para investir o FGTS, indicamos que você faça um bom planejamento, pois caso não tenha o dinheiro completo para pagar o imóvel, será necessário se planejar para pagar as parcelas que vai assumir. Faça um bom planejamento financeiro e se tiver dúvidas, procure ajuda de um profissional do mercado imobiliário.

Comece pesquisando um bom corretor, investigando as várias possibilidades de imóveis, locais para morar, as construtoras e projetos disponíveis dentro do seu orçamento, etc. Com a liberação das contas inativas do FGTS, a liberação desse dinheiro está bem simplificada e, caso você não se planeje antes, pode acabar gastando seu dinheiro em um projeto ruim ou que não te traga benefícios a longo prazo.

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.