Como usar o estilo industrial

Quer dar um toque bem bacana à decoração? Então veja como usar o estilo industrial na sua casa ou apartamento mesmo que não more em um loft!

Se você tem um jeito descolado de viver e já está cansado da decoração tradicional, o estilo industrial pode ser o que faltava na sua decoração casa. Ao mesmo tempo rústico e original, ele surgiu em Nova York entre os anos 60 e 70, quando os antigos galpões de fábricas começaram a ser utilizados como moradia pelos artistas americanos.

Logo a moda pegou e se transformou em sinônimo de bom gosto, se espalhando pelo resto do mundo. No entanto, se antes ele estava restrito aos lofts, com alguns truques de decoração, hoje o estilo industrial pode ser reproduzido em qualquer moradia.

Claro que se fisicamente o imóvel já tiver algumas características, como pé direito alto, claraboias ou grandes janelas, melhor ainda. Mas se esse não é o seu caso, não desanime: separamos algumas dicas de decoração para você deixar sua casa com a melhor decoração industrial.

Veja com a gente e descubra como ela pode ficar de dar inveja a qualquer capa de revista!

28_06_industrial

Encanamentos e estruturas aparentes: decorando a sala com o estilo industrial

Pensando em reformar a casa? Então aproveite para dar aquela caprichada no estilo industrial e, de quebra, ainda deixá-la mais prática. A dica de decoração, aqui, é deixar todas as tubulações aparentes.

Isso mesmo, deixe as instalações elétricas e hidráulicas por fora da parede. De acordo com o seu gosto, você pode apostar em encanamentos de cobre, por exemplo, que ficam muito bacana, mas são bem mais caros, ou de PVC.

Nesse caso, eles são bem mais em conta e ainda podem ser pintados da cor que quiser. A vantagem, além da beleza? Qualquer conserto fica muito mais fácil – e sem quebra-quebra.

Por outro lado, no estilo industrial as colunas de sustentação e estruturas do teto também ganham destaque. Deixe-as no concreto, um dos fortes desse tipo de decoração casa, e transforme-as em uma atração à parte.

28_06_industrial2

28_06_industrial3

Paredes nuas, charme e originalidade do estilo industrial

Se sua casa é antiga, mas não foi construída por você, dê uma descascadinha nas paredes para ver como são os tijolos. Se forem maciços, você tirou a sorte grande: eles são uma das grandes características da decoração industrial – e também grande parte do seu charme.

Para deixá-los à mostra basta remover todo o reboco e depois passar resina para proteger os tijolos. Se o ambiente for pequeno, a dica é pintá-los com uma camada rala de tinta branca, tirando o excesso com um pedaço de pano. Assim eles ficam mais leves, dando a sensação de amplitude ao ambiente, mas mantêm a pegada industrial.

28_06_industrial4

Mas como fazer se o apartamento for novo ou zero quilômetro? Nesse caso, você também tem vários recursos que podem ser usados na decoração casa sem problema. Um deles é usar uma pintura que proporcione um visual semelhante ao do concreto, por exemplo.

Você também pode optar por revestimentos que imitem madeira ou o próprio tijolinho aparente, como os papéis de parede 3D, por exemplo, ou colocar ladrilhos hidráulicos antigos.

Mas lembre-se: se o ambiente for pequeno opte pelos tons claros, que dão a sensação de amplitude.

Integre ambientes para aumentar a sensação de loft

Como o estilo industrial nasceu dos lofts, procure integrar ambientes para reforçar a decoração casa. Mas cuidado, não vá derrubar paredes estruturais.

Pegue a planta da casa, contrate um arquiteto ou engenheiro e analise com ele direitinho todas as opções sem prejudicar a estrutura da casa ou apartamento, é claro.

Se for possível, aumente o tamanho das janelas, favorecendo a entrada de luz natural. Se morar em casa, considere a possibilidade de abrir claraboias.

28_06_industrial5

Escolhendo móveis e objetos para a decoração industrial

Agora é a hora de rechear sua nova casa com decoração industrial – e para isso escolher móveis e objetos certos é fundamental.

O toque está na sustentabilidade, por isso use e abuse de objetos reciclados. Podem ser cadeiras de ferro enferrujadas, mesa de centro ou de jantar feita de pallets, até galões de óleo como bar ou mesa de apoio.

Se você gosta de objetos de arte, invista nos quadros grandes, que têm tudo a ver com a decoração industrial. Se quiser ser ousado de verdade e também muito original, grafite uma das paredes. Aquela atrás do sofá fica sensacional toda grafitada.

28_06_industrial8

Ferro, madeira e texturas reforçam o estilo industrial

Como a ideia é deixar a casa com um ar de fábrica antiga, usar ferro oxidado ou escovado fica perfeito na decoração apartamento. Use tanto em móveis (mesas e cadeiras, por exemplo) como em objetos e acessórios (pés de abajures, lustres, e objetos decorativos).

Itens de madeira também são bem-vindos, principalmente as mais pesadas e pouco tratadas. O acabamento muito certinho não é o forte do estilo industrial, então aposte na rusticidade. E fica a dica: para dar um toque mais alegre ao ambiente, pontue com cores fortes.

De uma forma geral, pense no equilíbrio. Esse tipo de decoração é marcante, favorecendo a convivência de elementos bem modernos com outros retrô da decoração industrial. O ambiente fica leve e totalmente personalizado.

Fonte: Imovelweb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.